Topo

Após fim de sonho, Botafogo visita vice-lanterna do returno por 'vida nova'

Com Gatito, Botafogo tenta se recuperar da eliminação para o Grêmio na Libertadores - Montagem/UOL
Com Gatito, Botafogo tenta se recuperar da eliminação para o Grêmio na Libertadores Imagem: Montagem/UOL

Bernardo Gentile e Napoleão de Almeida

24/09/2017 04h00

A cicatriz gerada pela eliminação para o Grêmio ainda não cicatrizou. O Botafogo, no entanto, não terá tempo para se lamentar. Neste domingo, às 16h, o time visita o Coritiba, no Couto Pereira. Enquanto o Alvinegro, com 15 pontos, lidera o returno do Brasileiro, o adversário é o vice-lanterna – com apenas dois.

Ninguém no Botafogo se engana, sabe que o duelo será bastante complicado. Não só pela dificuldade de encarar o Coritiba no Couto, como pelo momento psicológico da sua equipe. Por mais que o Alvinegro tenha saído em alta da Libertadores, uma eliminação sempre é dolorosa.

“Fica a sensação de tristeza, mas também de que jogamos uma Libertadores e nunca fomos superados pelo Grêmio, nem aqui e nem lá. Agora tem essa vontade de querer competir outra vez”, disse Joel Carli, já projetando voltar à competição internacional pelo G-6 Brasileiro. “Esse é o objetivo, estamos pensando em voltar ano que vem, para isso tem que pensar jogo a jogo”, completou o argentino.

A partida é emblemática para o Coritiba, que reencontrará o adversário de sua última atuação como um dos cabeças da competição. No primeiro turno, o empate em 2 a 2 fez o Coxa abrir um ciclo de 19 jogos com apenas três vitórias e 10 derrotas. Os péssimos resultados fizeram o time mergulhar na zona de rebaixamento. Atualmente, o time de Marcelo Oliveira encara série de cinco jogos sem vitórias.

“Nós somos responsáveis por isso”, disse o técnico Marcelo Oliveira, “Não tem isso de ter chegado depois por que eu sabia que era um momento de dificuldade. E ao mesmo tempo, na mesma proporção, eu tenho uma confiança imensa no trabalho, no grupo de jogadores e na tradição do clube”. Ele pediu mais “doação” de seus jogadores: “Tem que tentar fazer melhor do que os nossos adversários”.

“Doação” talvez seja a palavra que define a temporada do Botafogo, que surpreendeu os críticos e avançou até as quartas-de-final da Libertadores, quando parou no Grêmio. Agora, uma nova realidade.

CORITIBA X BOTAFOGO

Data e hora: 24/09/2017, domingo, ás 16h (horário de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (SC)

Coritiba
Wilson; Léo, Werley, Walisson Maia e William Matheus (Thiago Carleto); João Paulo, Matheus Galdezani e Anderson; Iago Dias, Rildo e Henrique Almeida (Alecsandro)
Técnico: Marcelo Oliveira.

Botafogo
Gatito Fernandez; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Matheus Fernandes (Rodrigo Lindoso), João Paulo, Bruno Silva e Léo Valência; Guilherme (Rodrigo Pimpão) e Roger
Técnico: Jair Ventura