Artilheiro no Flu, Henrique virou Ceifador no Palmeiras e até criou grife

José Edgar de Matos e Leo Burlá

Do UOL Esporte, em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Nelson Perez/Fluminense FC

    Artilheiro Henrique Dourado em ação pelo Fluminense este ano

    Artilheiro Henrique Dourado em ação pelo Fluminense este ano

Na ponta da tabela de artilharia do Campeonato Brasileiro, com 14 gols, Henrique Dourado não pode poupar suas "ceifadas" nem mesmo contra quem lhe proporcionou a fama que o acompanha.

Neste domingo, o Fluminense recebe a visita do Palmeiras, às 16h, no Maracanã, e o camisa 9 reencontra o clube que lhe deu projeção. Foi com a camisa verde que o apelido Ceifador vingou e que Henrique se firmou entre os goleadores do Brasil. Em 2014, terminou como vice-artilheiro do Brasileiro e foi um dos pilares na luta contra a queda. Tamanha identificação fez com que Henrique lançasse uma linha de camisas com a marca "H19".

Divulgação

"O pessoal quis registrar o momento, foi um clube no qual marquei muitos gols e ali nasceu o gesto do Ceifador. Quiseram fazer uma camisa em homenagem à torcida, aí foi onde tudo começou. Resolvemos fazer essas camisetas e o dinheiro foi todo revertido para uma instituição de caridade. Tenho a minha guardada até hoje. A galera do estafe ajudou, comprou a camisa. Mesmo depois que saí, o carinho ainda é muito grande com o pessoal de lá", contou Henrique.

Dos tempos de Palestra, o Ceifador levou boas lembranças e gravou seu nome na história recente do clube. No empate em 1 a 1 contra o Atlético-PR, Dourado fez o primeiro gol alviverde no Allianz Parque, nova casa do clube, em lance que praticamente impediu o clube alviverde de retornar à Série B em um espaço de apenas dois anos.

Agora tricolor, ele marcou o gol solitário na derrota por 3 a 1 no turno. Por opção, comemorou de forma silenciosa a bola na rede. Dentro do Palmeiras, entre funcionários que estavam na época, o nome de Henrique Dourado é tratado com respeito e gratidão.

"Sou muito grato ao Palmeiras. Da minha época ficaram poucos jogadores, mas o respeito no meio do futebol existe. A gente está sempre se encontrando como adversário, no aeroporto...O carinho que deixei lá foi recíproco", afirmou.

Miguel Schincariol/Getty Images

Ainda na Academia de Futebol, Henrique Dourado assumiu uma responsabilidade diferente na carreira. No ano de 2014, terrível para o torcedor com a quase queda para a segunda divisão, o Ceifador se destacou. Fora a responsabilidade de bater o pênalti no 1 a 1 com os atleticanos, o atleta anotou 16 gols e terminou como fundamental na campanha contra a degola.

A diretoria da época, no entanto, optou por não comprar o jogador junto ao Mirassol por R$ 6 milhões, e Henrique rumou para o Cruzeiro para novo empréstimo, antes de seguir para Portugal para tentar carreira no Vitória Guimarães. Mesmo como adversário neste domingo do agora atleta do Fluminense, a gratidão na Academia e entre os torcedores, no entanto, permanece até os dias de hoje.

O Palmeiras contará com apenas uma novidade no time titular que enfrentará o Fluminense no Maracanã. O atacante Willian, suspenso da vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, volta ao time – provavelmente no lugar de Keno.

Já Abel Braga também deverá mandar força máxima para o confronto, visto que o Tricolor está a quatro pontos apenas da zona da degola. Ainda que a partida contra a LDU tenha desgastado todo o grupo, o Flu trata o confronto como importante para respirar aliviado no Brasileiro.


FLUMINENSE x PALMEIRAS
Data: 24 de setembro de 2017
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS) 
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)  

FLUMINENSE
Júlio César, Lucas, Nogueira, Frazan e Marlon (Léo); Orejuela, Marlon Freitas (Douglas) e Wendel; Scarpa, Wellington Silva e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga

PALMEIRAS
Fernando Prass, Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Jean, Tchê Tchê e Moisés; Willian, Deyverson e Dudu. Técnico: Cuca
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos