Topo

Grêmio está perto de marca que resume o ano e explica fase do time

Grêmio pode chegar a 100 gols na temporada neste domingo. Dois meses mais cedo que em 2016 - Lucas Uebel/Getty Images
Grêmio pode chegar a 100 gols na temporada neste domingo. Dois meses mais cedo que em 2016 Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/09/2017 04h00

O Grêmio pode atingir diante do Bahia, neste domingo (24), uma marca que resume seu time ao longo do ano. Se balançar a rede em Salvador pelo menos uma vez, em jogo da 25ª rodada do Brasileirão, o Tricolor gaúcho chegará a 100 gols na temporada. A estatística atesta o estilo ofensivo e denota a vocação da equipe principalmente se comparada do número de 2016.

No ano passado, o Grêmio só cruzou a marca de 100 gols no final de novembro. Agora, o Tricolor flerta com o número no oitavo mês da temporada. E mesmo diante de uma queda na produção ofensiva – que inclusive preocupa comissão técnica e diretoria.

Em 2015, o Grêmio fechou os jogos oficiais com 93 gols marcados. Na temporada anterior fez menos ainda: 81. Em 2013 foram 85 bolas na rede, mas em 2012 houve fartura: 128 gols.

A principal característica do Grêmio é a distribuição de gols. Em 59 partidas, 17 jogadores diferentes converteram chances reais em comemoração. O artilheiro é Lucas Barrios, com 18 gols. O número do argentino naturalizado paraguaio também denota um salto em relação ao ano passado. Na temporada 2016, Luan foi o goleador do Tricolor com 12 bolas na rede.

Contra o Bahia, o time terá pelo menos cinco titulares. Quatro nomes intocáveis na formação ideal ficaram em Porto Alegre – Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Luan e Barrios. Ainda assim, o artilheiro do Grêmio no Campeonato Brasileiro deve atuar. Fernandinho, com oito gols na competição, passou de mero reserva a novo titular após a venda de Pedro Rocha.

A partida na Fonte Nova também é uma chance para Renato Gaúcho encontrar mais opções ofensivas. E encaixar, aos poucos, o ataque. Desde janeiro, o Grêmio tem se jogado à frente. Com a clara ideia de marcar muitos gols. Até aqui, tem ido bem.

O Grêmio é o melhor ataque do Brasileirão, com 40 gols, e o segundo time que mais balança as redes do país em todos os campeonatos de 2017. O líder no quesito é o Flamengo, com 109 gols. Mas o jogo contra o Bahia pode manter o Tricolor gaúcho nessa perseguição particular.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X GRÊMIO

Data e hora: 24/09/2017 (domingo), às 19h (Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Transmissão: PPV e Sportv (menos para BA)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Danilo Simon Manis e Miguel Ribeiro da Costa (ambos de SP)

BAHIA: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson, Juninho, Vinícius, Zé Rafael e Mendoza; Rodrigão (Edigar Junio)
Técnico: Preto Casagrande

GRÊMIO: Paulo Victor; Edilson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur; Fernandinho, Patrick (Léo Moura) e (Arroyo); Jael (Everton)
Técnico: Renato Gaúcho