Topo

Corinthians arranca empate no fim e frustra São Paulo em novo clássico

Torcida do São Paulo quebra vidro de ônibus corintiano - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruno Grossi e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/09/2017 12h55

Pelo segundo clássico consecutivo, o São Paulo flertou com a vitória, mas não conseguiu os três pontos. Com um gol de Clayson aos 32min do segundo tempo, o Corinthians, mesmo sem jogar muito bem, empatou em 1 a 1 e frustrou o Morumbi lotado - que apesar do empate cedido, aplaudiu o time tricolor após o apito final. O resultado impacta diretamente na tabela do Brasileirão.

Com o ponto somado, o líder Corinthians chega a 54 e se mantém invicto em seis clássicos contra o São Paulo neste ano. A vantagem na liderança, ao menos neste momento da rodada, é de 10 pontos.

O São Paulo, que perdeu para o Palmeiras em agosto depois de ficar em vantagem, deixaria a zona de rebaixamento caso vencesse. Petros, no primeiro tempo, marcou contra o ex-clube e acendeu a esperança de vitória. Com o ponto somado, o time de Dorival Júnior vai a 28 e permaneceu na 17ª posição do torneio.

O Corinthians volta a campo no próximo domingo (1) para encarar o Cruzeiro no Mineirão, às 16h, pela 26ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia e horário, o São Paulo recebe o Sport no Morumbi.

O melhor: Cueva

Jô (e), Cueva (m) e Rodriguinho (d) em ação no jogo entre São Paulo e Corinthians - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress
Pelo segundo jogo consecutivo, o São Paulo contou com o talento de Cueva para armar as jogadas e marcar seus gols. Depois do escanteio para Militão contra o Vitória, o peruano serviu Petros no gol deste domingo contra o Corinthians. Assim, se desgarrou de Júnior Tavares na lista de maiores garçons da temporada e agora registra oito assistências e nove gols em 36 partidas em 2017. Já contra o Corinthians, o camisa 10 chegou a seis atuações e soma quatro assistências e dois gols. Saiu bastante aplaudido pela torcida ao ser substituído aos 30min da etapa final, por cansaço.

O pior: Jadson

Em momento ruim da temporada, o meia atuou em setor diferente do habitual e mais uma vez não rendeu bem. Aberto à esquerda, no setor defendido por Militão, errou boa parte das tentativas que fez. Saiu no intervalo para a entrada de Marquinhos Gabriel.

Fair play

Aos oito minutos do primeiro tempo, a defesa do São Paulo trocava passes quando Rodrigo Caio viu Lucas Fernandes na lateral esquerda e tocou. Lucas, porém, estava aguardando autorização do árbitro para voltar a campo depois de receber atendimento médico e o Tricolor perdeu a posse de bola. Os corintianos, no entanto, percebendo a confusão acidental, resolveram devolver a bola. A torcida são-paulina reconheceu a atitude e aplaudiu os rivais.

Recorde no Brasileirão

O gol marcado por Petros, o primeiro dele pelo São Paulo, foi o de número dois mil da história do clube nas edições do Campeonato Brasileiro desde 1971. A marca é inédita na competição e os são-paulinos também são os recordistas de pontos.

Lei do ex

Petros domina a bola em jogo do São Paulo contra o Corinthians - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress
Foi com a camisa do Corinthians que Petros conseguiu projeção nacional, entre 2014 e 2015, quando acabou negociado com o Bétis, da Espanha. E na primeira vez em que reencontrou o ex-clube, em partida considerada por ele de "gosto especial", o volante foi um dos pilares do São Paulo. Além do belo gol marcado no primeiro tempo, foi excelente nos desarmes e para puxar contra-ataques com passes rápidos. Caiu de vez nas graças da torcida.

Corinthians soma três tempos sem conseguir acertar o gol

A dificuldade da equipe de Carille criar reapareceu no Morumbi. Até o gol de Petros no primeiro tempo, o Corinthians ficou preso à defesa. Já em desvantagem, não conseguiu encontrar espaços na defesa tricolor e sequer conseguiu finalizar na meta defendida por Sidão. Se somados os 45 minutos no Morumbi e os 90 em Avellaneda, na quarta, os corintianos chegaram a 135 minutos sem uma bola no alvo.

Polêmica e Clayson herói

Aos 32min do segundo tempo, Rodriguinho tomou a bola de Júnior Tavares na lateral e, na sequência da jogada, Clayson marcou o gol que evitou a derrota do Corinthians. Petros e Sidão viram falta; o juiz não. Melhor para Clayson, que se tornou o herói alvinegro neste domingo. Na comemoração, ele ainda se exaltou, tirou a camisa e correu em direção à arquibancada.

Maior público do Brasil

Torcida do São Paulo estende bandeirão com o rosto de Rogério Ceni no clássico contra o Corinthians - Reprodução/Twitter @TeamSaoPaulo - Reprodução/Twitter @TeamSaoPaulo
Imagem: Reprodução/Twitter @TeamSaoPaulo
A torcida do São Paulo quebrou mais um recorde nesta temporada. Os tricolores já eram donos do maior público pagante de 2017 - com 56.052 contra o Cruzeiro - e agora também ostenta o maior público total do Brasil no ano. Foram 61.142 presentes no Morumbi, superando a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, com 58.399.

Torcida tricolor persegue Guilherme Arana

Depois de declarar na sexta-feira que torcia pelo rebaixamento do rival São Paulo, o lateral corintiano se tornou alvo das arquibancadas e ouviu muitas vaias a cada toque na bola e até cantos ofensivos. Arana, que havia sido poupado na quarta-feira, teve atuação discreta.

Ônibus do Corinthians tem vidro quebrado na chegada ao Morumbi

Apesar de um esquema de segurança especial montado na Praça Roberto Gomes Pedrosa, a Polícia Militar não impediu o ônibus do Corinthians de receber um pedaço de madeira direto no para brisa na chegada ao palco do clássico. O objeto foi atirado bem na direção do motorista, mas ninguém foi atingido.

SÃO PAULO 1 X 1 CORINTHIANS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 24/092017 (domingo)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Júnior Tavares, Lucas Fernandes (São Paulo) Gabriel, Balbuena, Rodriguinho, Clayson (Corinthians)
Público: 61.142 pessoas
Renda: RS 1.719.056,00
Gols: Petros, aos 27 minutos do primeiro tempo; Clayson, aos 32 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO
Sidão; Éder Militão, Robert Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros; Marcos Guilherme (Maicosuel), Hernanes, Christian Cueva (Jucilei) e Lucas Fernandes (Denilson); Lucas Pratto
Técnico: Dorival Júnior

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel (Clayson), Maycon, Jadson (Marquinhos Gabriel), Rodriguinho e Romero (Camacho); Jô
Técnico: Fábio Carille