Topo

Carrasco no ano x 'anti-Grêmio' histórico. Grêmio revê Abel e Flu

Abel Braga voltará à Arena pela segunda vez no ano. Técnico já se disse "anti-Grêmio" - Jeferson Guareze/AGIF
Abel Braga voltará à Arena pela segunda vez no ano. Técnico já se disse 'anti-Grêmio' Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/10/2017 04h00

Grêmio e Fluminense se enfrentarão pela quarta vez no ano, mas o jogo deste domingo (1) também coloca frente a frente o clube gaúcho com um personagem conhecido: Abel Braga. Identificado com o Internacional, o treinador já se declarou ‘anti-Grêmio’ e afirmou que sempre torce contra o rival de seu clube em Porto Alegre.

Nesta temporada, o Grêmio venceu os três jogos que fez contra o Flu e após uma das vitórias houve, nos bastidores da alta cúpula, lembrança das frases de Abel.

O dia era 17 de maio, o Grêmio recebia o Fluminense no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Antes da bola rolar, um vídeo com Abel Braga expressando ser ‘anti-Grêmio’ viralizou em Porto Alegre.

“Existiu um fato, não quero falar porque sou anti esse time, mas aconteceu com o Fluminense ano passado. No intervalo, onde o Fluminense foi defender, se encharcou o campo. Principalmente a grande área. Que tipo de procedimento é esse? Foi o Grêmio, cara. Sou anti esse time, quem vai ser? É o Grêmio. Eu gosto de vermelho. Se molha antes ou depois. No intervalo é sacanagem. O que é isso? Que diabo de critério é esse?”, dizia Abel em entrevista ao Fox Sports.

As imagens não foram usadas por Renato Gaúcho e pelos jogadores antes da partida. Mas rodaram na mão de alguns dirigentes. O placar de 3 a 1 foi saboreado duplamente, pela boa vantagem que depois se confirmou fora de casa e garantiu avanço, mas por significar vitória contra um rival declarado.

O caso foi totalmente deixado de lado semanas depois. Diante da morte de João Pedro Braga, o Grêmio se manifestou publicamente prestando solidariedade à família e ao treinador. Renato Portaluppi também demonstrou condolência, bem como um minuto de silêncio foi respeitado na Arena antes Grêmio e Santos, em 30 de julho.

Abel treinou o Internacional em mais de 180 jogos. A primeira passagem como treinador no Beira-Rio ocorreu em 1988 e 1989, mas o momento emblemático veio em 2006 – com o título da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. Em dezembro de 2014, deixou o cargo. Mas não esqueceu da rivalidade e nem da posição diante da dicotomia gaúcha.

“Nunca (treinaria o Grêmio). Sou colorado, sou vermelho. Eu tenho respeito enorme pelo Grêmio, indiscutível isso, mas torço sempre contra. Seja onde for. Cara ou coroa, sinuca... Se estiver de camisa azul, torço contra”, contou o treinador em outra entrevista ao Fox Sports.

O curioso é que no final de 2003, após livrar a Ponte Preta do rebaixamento, o nome de Abel Braga chegou a ser estudado pelo Grêmio para a temporada seguinte. Não houve negociação, mas a identificação do treinador com o Inter já existia – pelas duas passagens anteriores.

Neste domingo, Grêmio e Abel Braga estarão frente a frente outra vez. Em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Separados por uma rivalidade e unidos pelo duelo que tem significado distinto. Ao Tricolor gaúcho vale manutenção no topo da tabela. Ao Tricolor carioca significa alívio e possível salto na classificação.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE

Data/hora: 01/10/2017, às 16h(de Brasília)
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Rafael Thyere e Bruno Cortez; Cristian, Arthur, Ramiro, Patrick e Arroyo (Everton); Beto da Silva (Jael)
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Lucas, Frazan, Reginaldo e Léo; Orejuela, Douglas, Wendel; Gustavo Scarpa, Henrique Dourado e Sornoza (Robinho)
Técnico: Abel Braga