Topo

O "amistoso" virou "final": no sufoco e sob pressão, Fla encara Ponte

Diego tem presença confirmada contra a Ponte - Gilvan de Souza/Flamengo
Diego tem presença confirmada contra a Ponte Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2017 04h00

No mundo perfeito idealizado pelos rubro-negros, o jogo desta segunda-feira diante da Ponte Preta, às 20h, no Moisés Lucarelli, seria nada mais do que um mero protocolo.

Com o título da Copa do Brasil no bolso, a partida poderia ser uma boa possibilidade para o técnico Reinaldo Rueda dar corpo ao seu Flamengo ideal, ainda que não possa contar com os convocados Guerrero, Cuéllar e Trauco. Nas vagas dos estrangeiros, o comandante deverá optar por Lucas Paquetá, Márcio Araújo e Renê, respectivamente.

Mas a linha que separa o sonho do pesadelo foi rompida na última quarta-feira, no Mineirão. Com o vice da competição nacional, o Flamengo acordou sob intensa pressão por resultados e ante uma necessidade urgente de dar rápidas respostas. Em sétimo lugar, o time precisa vencer os campineiros para virar a página e ultrapassar Cruzeiro e Botafogo. Com 39 pontos, pode encostar no Palmeiras, quarto colocado, que soma 43 e perdeu para o Santos no sábado.

Com apenas a Copa Sul-Americana como uma possibilidade de volta olímpica até o final do ano, o milionário Fla não pode ser dar ao luxo de depositar todas as fichas por uma vaga na Libertadores em apenas uma frente.

"A pressão segue a mesma. E ela é necessária no futebol. Temos De estar pressionados todo o tempo, exigimos isso por essa camisa e por nossa profissão. Por respeito à torcida e à nossa família", afirmou Rueda.

Se não poderá contar com o trio de selecionáveis, o colombiano terá Diego à disposição. Também convocado, o meia foi liberado e só se apresentará ao técnico Tite na terça-feira. Jogador que perdeu um pênalti em Belo Horizonte, o camisa 35 goza de prestígio com o comandante:

"Diego voltou para a seleção depois de muitos meses. É um ser humano que quer sempre agradar e sempre ser melhor. É o que faz a cada treinamento, sempre com muita intensidade".

PONTE PRETA X FLAMENGO
 
Data/hora: 02/10/2017, às 20h (de Brasília) 
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) 
Árbitro:  Igor Junio Benevenuto (MG)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

PONTE PRETA
Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Jeferson; Elton; Emerson Sheik, Jádson, Wendel e Danilo Barcelos; Lucca.
Técnico: Eduardo Baptista

FLAMENGO
Diego Alves, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Everton, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá. Técnico: Reinaldo Rueda