Topo

Marcelo Oliveira irá definir se Coritiba usará destaques do Sub 20 no BR

Técnico Marcelo Oliveira é quem decidirá quais jogadores sub-20 poderão ajudar no Brasileirão - Ale Cabral/AGIF
Técnico Marcelo Oliveira é quem decidirá quais jogadores sub-20 poderão ajudar no Brasileirão Imagem: Ale Cabral/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

05/10/2017 15h36

Caberá ao técnico Marcelo Oliveira a decisão de utilizar os destaques do Coritiba no Campeonato Brasileiro Sub-20, no qual é finalista. Na vice-lanterna do Brasileirão, o Coxa vê seu time de base brilhar na disputa da última categoria antes do profissional, na qual fará a decisão contra o Cruzeiro. Sandro Forner, técnico da equipe sub-20, respondeu a uma pergunta constante entre os torcedores: quem pode jogar já no Brasileirão?

“Se o Marcelo achar que um desses jogadores, no contexto que ele está colocando, que ele está pretendendo para o jogo, vai ser útil, tem vários jogadores”, argumentou em entrevista à Rádio Transamérica de Curitiba, “Às vezes a necessidade e também o que o treinador do profissional está pretendendo é que vai direcionar”. Entre os nomes citados, Thalysson Kelven e Romércio, zagueiros, Julio Rusch, meia, e Mosquito, atacante e artilheiro do Brasileiro S-20.

Uma das críticas à gestão da base coxa-branca é a falta de integração direta entre as equipes, com o Sub-20 atuando em sistema diferente ao do time profissional. Sandro Forner comentou a questão: “Nós aqui passamos para os jogadores não só coisas do nosso modelo de jogo. O futebol são ideias, não tem um certo ou um errado; tem um resultado final, e no Brasil é muito imediatista. Se você pegar o Bielsa, ele deu uma palestra esses dias que tem que trocar o sistema para o jogador aprender a lidar com várias situações”.

Forner fez questão de pontuar que a torcida coxa-branca precisa ter paciência com os jovens da base do Coritiba, sob pena de queimar novas revelações. “Futebol é muito dinâmico, muitas vezes você não tem muito controle sobre isso. Logicamente que a gente tenta, quando pode, o clube também, de cometer erros. O torcedor vislumbra em alguns desses atletas que eles possam resolver o problema. Mas é preciso cuidado”, concluiu.