Topo

Após primeiro tempo ruim, Cruzeiro pressiona Ponte e vira com três minutos

Do UOL, em Belo Horizonte

07/10/2017 17h57

Um primeiro tempo para se esquecer. E um segundo tempo para servir de exemplo. Assim o Cruzeiro pode usar o jogo com a Ponte Preta para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Foram apenas duas finalizações na etapa inicial e ainda sofreu o gol de Danilo Barcelos para o time paulista. Com uma postura bastante diferente na segunda parte do jogo, a equipe mineira virou com dois gols em apenas três minutos, com Thiago Neves e Manoel, e venceu por 2 a 1, neste sábado (7), no Mineirão.

Um resultando que consolida o Cruzeiro no grupo dos seis primeiros colocados do Brasileirão, mantendo o G-7 na competição. Bom para os clubes que estão logo abaixo, casos de Flamengo, Atlético-PR e Atlético-MG, por exemplo. Já a Ponte Preta deixou a zona de rebaixamento na anterior e pode ser ver entre os últimos colocados na próxima rodada.

Thiago Neves decide mais uma vez

Foi Thiago Neves que bateu os pênaltis que colocaram o Cruzeiro na final da Copa do Brasil e fizeram o time mineiro ser o campeão do torneio. Jogador mais decisivo da equipe na temporada 2017, o camisa 30 mostrou seu valor mais uma vez. Se o primeiro tempo do Cruzeiro foi muito ruim, o segundo foi de bastante pressão, até conseguir a virada, em três minutos. Thiago Neves fez o gol do empate e cobrou o escanteio para o gol da virada, marcado por Manoel. Escanteio que saiu após boa jogada do próprio Thiago Neves, que só não virou o jogo por causa da boa defesa de Aranha.

Rafael Sóbis deixa o campo vaiado e o Cruzeiro vira

Que a fase de Rafael Sóbis é ruim não é segredo para ninguém. Titular contra a Ponte Preta, o atacante pouco participou do jogo. Até mesmo no começo do segundo tempo, quando o Cruzeiro pressionou bastante o adversário. Além da fase ruim, Rafael Sóbis mostrou que o momento também é de azar. Substituído aos 24 minutos da etapa final, o camisa 7 deixou o gramado vaiado. E pouco tempo depois da alteração o Cruzeiro virou o jogo.

Manoel volta ao time após dois meses e faz gol

Sem atuar desde o final de julho, o zagueiro Manoel foi a grande novidade do Cruzeiro para o duelo com a Ponte Preta. O defensor estava sem atuar desde o confronto com o Vitória, no fim de julho, quando deixou a partida com dores no pé esquerdo. Foram dois meses de tratamento até o retorno aos gramados. No segundo tempo, o zagueiro teve o retorno premiado com o gol da vitória, de cabeça, aos 30 minutos do segundo tempo.

Show de Paul McCartney fez jogo ser antecipado

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ser disputada somente no próximo final de semana. Mas como no dia 17 deste mês o Mineirão vai receber o show de Paul McCartney, ex-Beatles, a partida foi antecipada a pedido do clube mandante. Embora o evento esteja marcado para uma terça-feira, são necessários alguns dias a mais para a montagem do palco, o que impossibilitaria de o jogo com a Ponte Preta ser disputado no Mineirão.

Mineirão dividido para jogo e evento musical

A tarde de sábado foi bastante agitada no Mineirão. Além do duelo entre Cruzeiro e Ponte Preta, o estádio também recebeu um evento musical. Apenas uma parte do estacionamento do Gigante da Pampulha foi usado para receber atrações de música eletrônica. E tudo ocorreu numa boa, com cada público curtindo sua atração.

Cruzeiro não teve Mano e nem alguns titulares

Fábio, Léo, Murilo, Robinho, Arrascaeta e Sassá foram alguns dos importantes jogadores do Cruzeiro que ficaram fora do jogo com a Ponte Preta. Outra ausência importante foi a do técnico Mano Menezes, liberado pela diretoria para fazer um tratamento médico. Sem meio time e também sem o técnico, o Cruzeiro teve muitas dificuldades diante de uma Ponte Preta muito bem posicionada na defesa. Tanto que a melhor oportunidade celeste no primeiro tempo aconteceu somente aos 47 minutos, num chute de fora da área do volante Henrique. A bola foi fora, mas passou perto do gol defendido por Aranha.

Vacilo de Diogo Barbosa deixa o Cruzeiro em desvantagem

Desde os primeiros minutos de jogo estava clara a estratégia de jogo da Ponte Preta. Jogar fechada por uma bola. E essa bola veio logo aos 11 minutos, com um erro de Diego Barbosa. O lateral esquerdo recuou mal para Rafael, que acabou derrubando o atacante Lucca, dentro da área. A penalidade foi batida por Danilo Barcelos, jogador do Atlético, que está emprestado para a Ponte Preta.

Segundo tempo bem diferente e virada merecida

A primeira etapa do Cruzeiro é para se esquecer. O time celeste pouco criou. Foram apenas duas finalizações em 51 minutos, sendo a primeira aos 42, num arremate de fora da área do volante Hudson. Já o segundo tempo foi totalmente diferente, de bastante pressão, desde o primeiro minuto. Foram mais de dez finalizações até conseguir o gol da virada, marcado por Manoel, aos 30 minutos do segundo tempo. Virada que só não saiu antes pelas boas intervenções dos defensores da Ponte.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 PONTE PRETA

Data: 07 de outubro de 2017, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 13.292 pagantes
Renda: R$ 257.798,00
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões amarelos: Rafael, Rafinha, Thiago Neves, Diogo Barbosa e Hudson (CRU) - (PON)
Cartão vermelho: Elton (PON)
Gols: Danilo Barcelos aos 12 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves aos 28 e Manoel aos 30 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO
Rafael, Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson; Rafinha, Alisson (Romero, aos 35 do 2º), Thiago Neves; Rafael Sóbis (Rafael Marques, aos 25 do 2º).
Técnico: Sidinei Lobo (auxiliar de Mano Menezes).

PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Artur (Yago, aos 6 do 1º); Elton; Wendel (Jorge Mendoza, aos 27 do 2º), Jean Patrick (Fernando Bob, aos 11 do 2º), Danilo Barcelos e Emerson Sheik; Lucca.
Técnico: Eduardo Baptista.