Topo

Desempenho no Brasileirão vai definir o Atlético-MG para a Florida Cup

Atlético-MG conquistou a Florida Cup em 2016, ao bater Schalke e Corinthians - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético-MG conquistou a Florida Cup em 2016, ao bater Schalke e Corinthians Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/10/2017 04h00

Pelo terceiro ano consecutivo o Atlético-MG vai disputar a Florida Cup, torneio de pré-temporada disputado nos Estados Unidos, durante o mês de janeiro. Campeão na primeira edição que participou, em 2016, neste ano a diretoria atleticana e a comissão técnica optaram por levar uma equipe alternativa para a Flórida.

Algo que pode se repetir também no ano que vem. Porém, tudo vai depender de como vai ser o desempenho do time nas 12 rodadas que restam do Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, o Atlético está na nona colocação e sonha com uma vaga na próxima Copa Libertadores. Caso isso se concretize, assim como foi em 2017, o Galo vai ser representado por uma equipe alternativa nos Estados Unidos.

Pelo calendário divulgado recentemente pela Conmebol, a Libertadores começa em 31 de janeiro para os clubes brasileiros. Esta é a data reservada para o jogo de ida da segunda fase. Portanto, para as equipes que terminarem o Brasileirão na sexta e na sétima colocação, de acordo com a classificação de momento.

Para entrar direto na fase de grupos o Atlético precisa ficar entre os quatro primeiros colocados. Neste momento são nove pontos de distância para o Palmeiras, o quarto colocado. Já para o Flamengo, o sétimo colocado, são cinco pontos de distância, o que mantém vivo o sonho de jogar a Libertadores pelo sexto ano seguinte.

Como a Florida Cup vai ser disputada entre os dias 10 e 20 de janeiro, em caso de classificação para a Libertadores, tendo que disputar as primeiras fases do torneio, certamente o Atlético não vai mandar força máxima para os Estados Unidos. Na Florida Cup de 2017 o Galo vai enfrentar o PSV, da Holanda, e o Barcelona, do Equador. Os dias dos jogos ainda não foram divulgados pela organização.

Campeonato Mineiro pode ser outro empecilho

Além da classificação final no Campeonato Brasileiro, outro ponto que pode pesar na decisão da diretoria do Atlético é a tabela do Campeonato Mineiro. Para 2018 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservou 18 datas para a disputa dos estaduais, sendo a primeira em 17 de janeiro. Mas como em Minas Gerais a competição é disputada em apenas 15 datas, existe brecha no calendário para que o Atlético possa jogar com força máxima nos Estados Unidos, sem ter de usar reservas no Mineiro.

Em no máximo um mês vai acontecer o arbitral com os clubes participantes, para que todos os detalhes sejam definidos.