Topo

Atlético-MG planejava 15 jogos no Mineirão. Mas não vai chegar nem a dez

Atlético-MG atuou apenas três vezes como mandante no Mineirão em 2017 - Victor Martins/UOL Esporte
Atlético-MG atuou apenas três vezes como mandante no Mineirão em 2017 Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2017 04h00

A temporada 2016 marcou uma aproximação entre Atlético-MG e Mineirão. Foram somente dez partidas do Galo como mandante no estádio nos três primeiros anos de operação desde a reforma para a Copa do Mundo. Número que a equipe alvinegra atingiu somente na temporada passada, optando por jogar mais vezes no Gigante da Pampulha.

E no planejamento da diretoria atleticana estava que o Mineirão seria ainda mais utilizado pelo clube em 2017. Tanto que no orçamento desta temporada aprovado pelo conselho deliberativo, em novembro do ano passado, estava a previsão de 15 partidas no Mineirão. Porém, quase um ano depois, a expectativa não virou realidade e o Galo não vai atuar nem dez vezes como mandante no estádio em 2017.

Até o momento foram apenas três jogos no local. Um contra o América-MG, pelo Campeonato Mineiro, outro contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, e, por último, contra o Jorge Wilstermann, pela Copa Libertadores.

Como o duelo desta quarta-feira, com o São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h45, já está marcado para o Independência, o máximo de jogos que o Galo pode atingir como mandante no Mineirão são oito - desde que o clube opte pelo estádio nas rodadas restantes deste Campeonato Brasileiro como mandante. Além do São Paulo, já marcado para o Horto, o Atlético ainda recebe em Belo Horizonte os jogos com Chapecoense, Botafogo, Atlético-GO, Coritiba e Grêmio.

Mineirão abre as portas até a inauguração da Arena MRV

No mês passado o conselho deliberativo do Atlético aprovou a negociação de 50,1% de um shopping por R$ 250 milhões, para que o dinheiro seja usado na construção do estádio do clube. A Arena MRV, como vai ser chamado o local, ainda precisa ter aprovação na Câmara Municipal de Belo Horizonte, para que sua construção seja anunciada de forma oficial.

Mas como é apenas uma questão burocrática, o estádio atleticano já é tratado como realidade. A expectativa do clube é que as obras se iniciem em março do ano que vem e a nova casa do Galo seja inaugurada outubro de 2020. Mas até lá são três anos e o Atlético precisa de um local para mandar suas partidas. E o Mineirão está de portas abertas receber os jogos do clube até a mudança para a Arena MRV.

“Tem três anos pelo menos para a construção. Até então, o Atlético-MG continua jogando no Mineirão. As portas estão sempre abertas para qualquer clube que queira manter um contrato com o Mineirão, e a gente é muito flexível na negociação”, disse Samuel Lloyd, diretor-comercial da Minas Arena, administradora do estádio, em entrevista ao Sportv.