Topo

Em noite de Cueva, SP vira com gol de Maicosuel e respira no Pacaembu

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

14/10/2017 22h52

Em um segundo tempo carregado de emoções, o São Paulo conseguiu dar o que seu torcedor esperava. Debaixo de chuva, com duas assistências de Cueva para gols de Pratto e Maicosuel, arrancou uma virada de autoridade sobre o Atlético-PR por 2 a 1, neste sábado (14), no Pacaembu. Logo na volta do intervalo, Douglas Coutinho havia marcado em falha de Sidão, mas o desfecho acabou o melhor possível para os tricolores depois de muita tensão.  

Só aos 37min do segundo tempo, em uma arrancada de Cueva depois de um vacilo do chileno Pavez, Maicosuel recebeu da forma que mais gosta, em velocidade, para vencer Weverton. Foi o primeiro gol do meia ex-Atlético-MG, que sofreu com problemas físicos e fez apenas seu quarto jogo com a camisa tricolor. O lance promove uma ascensão importante na tabela do time da casa.   

Com a vitória de virada, o São Paulo fica na 11ª posição e aguarda os resultados de domingo e segunda, mas fica fora da zona de rebaixamento a 10 rodadas do fim do Brasileirão, agora com 34 pontos. É quase a mesma pontuação do Atlético-PR, que segue estacionado com 35 pontos, sem conseguir deslanchar na Série A, em 10º lugar. 

O melhor: Cueva

Depois de ajudar a seleção de seu país a jogar a repescagem da Copa do Mundo, o peruano voltou ao São Paulo em noite decisiva. Deu assistências perfeitas para os gols de Pratto e Maicosuel e foi o protagonista no Pacaembu.

O pior: Lucas Fernandes

Dorival tenta dar uma sequência de jogos ao garoto, mas ele não consegue retribuir com boas atuações. Neste sábado, foi discreto e não acertou quase nada.

Centroavantes terminam com jejuns para lá de incômodos

Principal reforço do São Paulo no ano, Lucas Pratto tirou a equipe do sufoco ao empatar a partida e aliviou a pressão sobre ele próprio. O argentino não marcava havia 11 partidas, desde jogo com o Vasco em 19 de julho. Douglas Coutinho, que marcou para o Atlético-PR, também atravessava um período considerável sem gols: 20 partidas, desde 17 de maio, contra a Universidad Católica-CHI.

Serão cinco jogos fora do Morumbi. Esse foi o primeiro

Por uma série de shows que receberá nas próximas semanas - o primeiro é do U2 -, o São Paulo abriu neste sábado uma sequência de cinco partidas fora de seu estádio, onde tem desempenho até interessante. Até essa rodada, os são-paulinos eram nono lugar no ranking de mandantes. A volta para o Morumbi será apenas no último jogo do Brasileiro, diante do Bahia.

Primeiro tempo: muitos toques, poucas chances do SP

60% de posse de bola, oito finalizações e o controle praticamente todo da etapa inicial. Os números até são bons, mas ao São Paulo faltou ser incisivo. Weverton só fez duas defesas de alguma importância em 45 minutos, o que deixou a torcida da casa intranquila. Cueva apareceu pouco e errou muito. Pratto lutou entre os zagueiros, mas viveu de sobras e também não ajudou. Se viu padrão na equipe de Dorival, mas ela não empolgou ninguém. 

Árbitro derruba Marcos Guilherme (sem querer) e se desculpa

Hernanes tenta o que dá, mas não consegue gol

Marcos Guilherme perde chance

 

Segundo tempo: Fabiano faz trocas e tem sucesso logo depois...

O primeiro tempo do Atlético foi terrível ofensivamente, sem qualquer perigo. Depois de conseguir passar sem grandes sustos pelo ataque são-paulino, Fabiano Soares tentou ajeitar o seu. Sem Nicolas, substituído, Sidcley foi recuado para a lateral e abriu espaço para Nikão. Além disso, Pablo foi trocado por Gedoz. E as mudanças deram resultado imediato: em jogada de Nikão, Sidcley e Gedoz, Sidão soltou a bola nos pés de Douglas Coutinho, que marcou.  

...mas Dorival também tinha sua cartada no banco

Maicosuel, acionado pelo treinador tricolor, foi o herói da noite e marcou o primeiro com a camisa são-paulina. A aposta nele foi a primeira de Dorival e foi retribuída com um bonito gol debaixo de chuva em contra-ataque. A jogada havia se iniciado com um erro de passe do chileno Pavez, mas bem aproveitado pelo meia peruano. Dorival ainda havia colocado Araruna na lateral direita, o que também surtiu um bom resultado. 

Aplaudido, Sidão falha em seu melhor momento

Foi o oitavo jogo seguido de Sidão com a camisa do São Paulo, a melhor sequência desde que chegou ao clube em janeiro. O goleiro, logo na primeira situação de perigo, falhou ao soltar bola nos pés de Douglas Coutinho. Apesar disso, ele foi muito aplaudido pela torcida, já que tem feito bons jogos. 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 x 1 ATLÉTICO-PR

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 14/10/2017 - 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
Público pagante/renda:25558 e R$ 683.891,00
Cartões amarelos: Maicosuel, Rossetto e Sidcley
Cartão vermelho: Nikão
Gols: Douglas Coutinho aos 4min, Pratto aos 14min e Maicosuel aos 37min do segundo tempo

SÃO PAULO: Sidão; Militão (Araruna), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros e Hernanes; Marcos Guilherme, Cueva (Jucilei) e Lucas Fernandes (Maicosuel); Pratto. Treinador: Dorival Júnior.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Nicolas (Nikão); Pavez e Rossetto (Ribamar); Pablo (Gedoz), Guilherme e Sidcley; Douglas Coutinho. Treinador: Fabiano Soares.