Topo

Abel comemora "poucas horas" na degola e salto do Flu na tabela

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/10/2017 19h53

Com a vitória do São Paulo, no último sábado, o Fluminense acordou neste domingo na zona de rebaixamento. Nada que a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, no Maracanã não resolvesse. Após o triunfo, o Tricolor deixou a degola e fez o técnico Abel Braga respirar aliviado.

A vitória sobre os catarinenses foi fundamental para o Fluminense que não só saiu da zona de rebaixamento como de um salto na tabela. Passou da 17ª para a 11ª posição. Evidentemente a situação segue bem embolada. O Tricolor, por exemplo, tem apenas três pontos a mais que a Ponte Preta, primeiro time na degola.

“Eram seis jogos sem vencer, entramos na zona ontem pela primeira vez, graças a Deus foram poucas horas. Pulamos de 17º para 11º neste momento. Mas foi complicado. Para mim está sendo muito complicado. Jogo passado tive que tirar dois por contusão, por cansaço. Gum e Marcos Jr hoje suportaram mais, mas no intervalo já sabíamos que teríamos de queimar duas. Mas depois vem a terceira, o Renato”, lamenta o treinador.

A fase do Fluminense, no entanto, deixa a torcida pilhada. Neste domingo, algumas vaias foram escutadas mesmo com a vitória parcial. No fim do jogo, Gum pediu para ser substituído e Abel preteriu Renato Chaves por Nogueira. Foi o suficiente. O treinador lembrou um protesto no aeroporto há alguns dias para fazer um pedido aos tricolores.

“Quando a torcida foi no aeroporto após o jogo contra o Grêmio, foram educados, mostraram preocupação, eu fui intermediário, fiquei feliz com o termo que usaram. "Abel, você é o nosso representante". Agora, vamos lá: se o Gum não joga, entraria o Renato Chaves, jogador experiente, que vinha bem. Mas quando perdi o Gum nos minutos finais, vou colocar o cara que está há dez jogos parado ou quem jogou na quinta? Aí o torcedor me quebra ao vaiar o Nogueira, é incoerência”, disse o treinador do Fluminense.

“O Matheus Alessandro é mais arisco, Robinho é mais experiente. Posso ter errado, mas tem esse momento que tem de levar em consideração. Torcida deu um show, mas agora é o representante que está falando: não vaia o cara que vai entrar faltando dez minutos”, completou Abel Braga.

Com a vitória, o Fluminense chega aos 35 pontos e pula para a 11ª posição. O time chegou a figurar entre os quatro últimos durante a rodada, mas empurrou a Ponte Preta para a degola com a vitória sobre o Avaí. O Tricolor volta a campo na quarta, quando receberá o São Paulo.