Topo

Ramiro volta, marca no final e Grêmio afunda Coritiba na crise

Do UOL, em Porto Alegre

15/10/2017 20h53

Coritiba e Grêmio empatavam sem gols até os 46 minutos do segundo tempo, neste domingo (15), mas quase ao apagar das luzes o Tricolor venceu. Com um gol de Ramiro, de volta ao time após lesão, o time gaúcho somou mais três pontos no Campeonato Brasileiro. O resultado afunda o time paranaense na crise: nove jogos sem vitória e a penúltima lugar na tabela.

A vitória leva o Grêmio aos 49 pontos, nove atrás do líder Corinthians. O desempenho, contudo, não foi dos melhores. Para o Coritiba o placar é nefasto. Com a derrota, o time estaciona nos 28 pontos e se mantém longe de sair da zona do rebaixamento.

De olho na semifinal da Libertadores, o Grêmio penou para criar. Tirando o gol de Ramiro, o time gaúcho não obrigou o goleiro Wilson a fazer nenhuma defesa. Já o Coritiba, correndo contra o fantasma da Série B, teve muita transpiração e pouca inspiração.

Luan, recuperado de lesão, ficou no banco de reservas após 40 dias sem atuar. Ele deve voltar ao time diante do Corinthians, na próxima quarta-feira, em São Paulo. No mesmo dia, o Coritiba recebe o Cruzeiro.

Quem foi bem: Ramiro

Camisa 17 voltou ao time depois de sentir desconforto muscular, fez um jogo de altos e baixos - pagando o preço pela falta de ritmo, mas foi decisivo. Teve gás para dar pique nos acréscimos, apareceu na área e marcou o gol da vitória fora de casa.

Grêmio chuta apenas uma vezz no gol e vence

Bolas longas, cruzamentos. Marcação no seu campo e sem pressionar o adversário. O Grêmio fez um jogo diferente e não conseguiu produzir algo novo em relação a ele mesmo – na comparação com partidas recentes.

Pouco contundente, o Tricolor só chegou perto do gol em bolas paradas. Em determinado momento do duelo, teve grande dificuldade para trocar passes e evoluir ofensivamente. Na defesa, falhas individuais em escanteio e lançamentos.

Na etapa final o desempenho do Grêmio não mudou. As duas primeiras trocas de Renato pouco alteraram o cenário, mas a última foi decisiva. Jael insistiu em contra-ataque e deu assistência para Ramiro marcar após infiltração em uma defesa toda aberta.

Coritiba domina, mas cria pouco

No ataque desde o primeiro minuto, o Coritiba foi um típico exemplo de time que vive má fase. Apesar da maior posse de bola e domínio, a equipe mandante criou pouco. Se sustentou nas bolas paradas (faltas cobradas por Thiago Carleto e escanteios) para assustar o Grêmio. Ainda assim, fechou o primeiro tempo com uma atuação melhor que o adversário.

Depois do intervalo o Coritiba seguiu sendo melhor. Mas permaneceu com dificuldade para concluir. Henrique Almeida e Rildo tiveram boas oportunidades, a bola aérea entrou mais. Mas no final, o time já desesperado atrás da vitória, pagou preço alto ao tomar contra-ataque.

Decisão contra o Corinthians?

Os minutos finais não renderam alegrias somente em Curitiba. Quase simultaneamente ao gol de Ramiro, o Bahia marcou pela segunda vez e garantiu a vitória diante do Corinthians. O resultado parou o líder nos 58 pontos e às vésperas de um encontro com o Grêmio. Na quarta, em São Paulo, o Tricolor pode reduzir a diferença para seis pontos e gerar uma nova corrida ao título.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 1 GRÊMIO

Data: 15/10/2017 (domingo), às 19h (Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Dodô, Luizão, Jonas, Henrique Almeida (CTB); Ramiro, Kannemann (GRE)
Gol: Ramiro, aos 46 minutos do segundo tempo (GRE)

CORITIBA: Wilson; Dodô, Cleber Reis, Werley e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani (Yan Sasse) e Tiago Real (Neto Berola); Rildo (Anderson) e Henrique Almeida
Técnico: Marcelo Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Fernandinho (Jael), Arthur, Ramiro e Michael Arroyo (Everton); Lucas Barrios (Beto da Silva)
Técnico: Renato Gaúcho