No "Brasileirão de Dorival", São Paulo é o time que mais sobe na tabela


Bruno Grossi
Do UOL, em São Paulo (SP)
18/10/2017 04h00
A luta do São Paulo para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro não tem sido fácil. A distância para a zona da degola ainda é pequena, de apenas dois pontos, mas há motivos para otimismo entre os tricolores. Desde que o técnico Dorival Júnior assumiu o comando da equipe, na 13ª rodada, ninguém subiu mais posições na tabela do que os são-paulinos: foram seis colocações conquistadas.
Dorival estreou no dia 13 de julho, com o empate em 2 a 2 com o Atlético-GO. Desde então, foram mais 15 partidas. E o São Paulo, que era o 19º lugar com 11 pontos, saltou para a 13ª posição, com 34. O Bahia foi o único a conseguir tamanho feito no período, saindo 16ª colocação, com 12 pontos, e chegando ao décimo posto, com 35.
Os times que mais despencaram no mesmo intervalo de tempo foram Sport e Coritiba, com oito e sete posições perdidas, respectivamente. Os paranaenses acabaram tendo prejuízo maior, já que deixaram o 12º lugar para carregarem o peso da penúltima colocação da Série A. O Coxa, com 28 pontos, já precisa de ao menos duas rodadas para sair da zona de rebaixamento.
Nesses 16 jogos sob o comando de Dorival Júnior, o São Paulo soma seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas, gerando aproveitamento de quase 48%. Se essa marca for mantida, o Tricolor soma mais 14 pontos e chega à marca de 48, que costuma ser suficiente para escapar da queda para a Série B. Já se mantiver o aproveitamento do segundo turno, que é de 55,5%, a pontuação pode chegar a 50, dando ainda mais tranquilidade à tarefa de permanecer na elite.
Outra forma para o São Paulo se salvar mais rapidamente é melhorar o desempenho como visitante no Brasileirão. Até o momento, foram 14 partidas longe de casa, com dez derrotas, dois empates e duas vitórias. A próxima chance de pontuar como forasteiro é nesta quarta-feira, às 21h45, quando o time de Dorival Júnior visita o Fluminense no Maracanã.
Veja as mudanças de posição nas últimas 16 rodadas do Brasileirão: