Topo

Como o psicólogo do tetra da Seleção está ajudando na virada do Coritiba

Léo em ação contra o Cruzeiro: trabalho com psicólogo do Tetra - Comunicação CFC
Léo em ação contra o Cruzeiro: trabalho com psicólogo do Tetra Imagem: Comunicação CFC

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

20/10/2017 10h59

Foram dias difíceis para o Coritiba. Nove jogos sem vencer e a vice-lanterna do Brasileirão, mesmo com a equipe jogando bem. Uma operação de guerra foi montada e, entre as tentativas de recuperação está uma figura conhecida do torcedor brasileiro: Evandro Mota. Coach e psicólogo da Seleção no tetra em 1994 e do vice em 98, Mota vem trabalhando no Coxa há mais de um mês, para tentar melhorar a cabeça dos jogadores.

A maior dificuldade foi manter o estado anímico em alta mesmo após derrotas doloridas como as para Grêmio e Corinthians, em que a equipe atuou bem. Contra o Cruzeiro, a “zica” passou. Um dos atletas que esteve em campo foi o lateral-direito Léo. Vindo do rival Atlético-PR, Léo ganhou a confiança da torcida coxa-branca pelo empenho em campo. Nos últimos dias, Léo finalmente pôde comemorar uma vitória, e creditou parte dela ao trabalho de Mota.

“O trabalho do Evandro está sendo muito bem feito, ainda mais nessa fase ruim que a gente estava passando. Vem conversando diariamente com todos os jogadores, reúne a gente também, e isso é muito bom, ajuda a voltar àquela confiança no começo do ano”, contou. Entre pressão e boatos de saída do técnico Marcelo Oliveira – que a diretoria alviverde fez questão de negar publicamente – Léo garante que o vestiário nunca teve problemas. “Ficou um ambiente bom, saudável. Já estávamos unidos, vamos no unir mais ainda, só unidos é que a gente vai conseguir melhorar na tabela e vencer os jogos.”

Pela frente, o Vasco, neste sábado 17h no Maracanã. Um pouco mais aliviado, o Coxa vai ao Rio tentar tirar pontos de um time em ascensão. “A gente graças a Deus conseguiu essa vitória. Creio que a gente vai resgatar aquela confiança do começo do ano para dar a volta por cima. Tem muitos pontos a disputar para sair dessa situação”, comentou Léo.

VASCO DA GAMA X CORITIBA

Data: 21 de Outubro de 2017, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP) 
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

VASCO:
Martin Silva, Madson, Anderson Martins (Paulão), Breno e Ramon; Jean, Wellington, Yago Pikachu, Nenê e Mateus Vital; Andrés Rios.
Técnico: Zé Ricardo.

CORITIBA:
Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Rafael Longuine e Yan (Matheus Galdezani); Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira.