Topo

Nikão é suspenso por 5 jogos por expulsão contra o São Paulo

Nikão expulso contra o SPFC: cinco jogos fora - Ale Cabral/AGIF
Nikão expulso contra o SPFC: cinco jogos fora Imagem: Ale Cabral/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

31/10/2017 16h13

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o meia-atacante Nikão, do Atlético Paranaense, por 5 jogos por conta da expulsão no jogo contra o São Paulo. Ainda cabe recurso. O Atlético tentará um efeito suspensivo. Ele já cumpriu a suspensão automática, contra o Vitória.

Nikão compareceu ao STJD para falar do lance com Maicossuel, já no final do jogo no Pacaembu. “No meu modo de ver o lance teve o contato e foi para cartão, mas não para vermelho... acabou que me excedi um pouco na força e atingi o jogador do São Paulo. Apenas questionei, mas saí de forma tranquila”, disse ao Tribunal, segundo relato no site do STJD. A defesa do Atlético argumentou que tratou-se de um lance de jogo. O árbitro Marcelo de Lima Henrique descreveu o lance em súmula como "pontapé em um adversário com uso de força excessiva na disputa de bola."

O relator do processo Felipe Diego Barbosa pediu a suspensão dizendo que Nikão “aplicou golpe duro e que se amolda a agressão, tendo em vista que poderia causar dano” e pediu a suspensão de cinco partidas. Ele citou uma “reincidência”, relembrando da expulsão de Nikão contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Por maioria de votos, a suspensão foi aplicada e Nikão só não desfalca o Atlético em Minas Gerais, no domingo, contra o Cruzeiro, se conseguir o efeito suspensivo.