Topo

Alberto Valentim faz mistério e "esconde" Palmeiras a quatro dias do dérbi

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2017 16h55

A aproximação do dérbi contra o Corinthians mudou os planos da comissão técnica do Palmeiras. Nesta quarta-feira, minutos antes do início da atividade na Academia de Futebol, Alberto Valentim optou por fechar boa parte do treinamento. A ideia do técnico-interino é trabalhar a parte tática sem a presença da imprensa. O clube apenas divulgou que Moisés, Keno e Edu Dracena ficaram na parte interna do CT em virtude do desgaste acumulado nas últimas semanas.

A tendência é de que esta estratégia de "esconder" o time se repita nas atividades de quinta e sexta-feira, que também serão realizadas na Academia de Futebol. Além da questão tática, o trabalho fechado vai servir para sanar dúvidas na escalação para o clássico do fim de semana: os possíveis retornos de Yerry Mina e Bruno Henrique ou as permanências de Juninho e Jean entre os titulares.

Fora de ação desde o jogo da eliminação do Palmeiras na Copa Libertadores, em 9 de agosto, Mina tem trabalhado normalmente nos últimos dias. O colombiano pediu para ficar fora do duelo da última segunda contra o Cruzeiro a fim de readquirir a melhor forma física para o jogo com o Corinthians.

A volta do zagueiro colombiano, no entanto, vai depender do desempenho nos trabalhos desta semana. Mina participou de todo o treinamento com o grupo na última terça-feira e, a princípio, se encontra à disposição de Alberto Valentim para o dérbi.

Já Bruno Henrique, suspenso no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, deve retornar normalmente ao time para o jogo em Itaquera. O experiente Jean, assim, fica com a vaga ameaçada – Tchê Tchê e Moisés complementam o trio de meio-campo usado por Alberto Valentim.

Outra dúvida é Willian. O artilheiro palmeirense, afastado há 13 dias do time por um edema na coxa direita, se encontra em transição física e pode ser relacionado. Tudo dependerá, segundo o departamento médico, das avaliações pelas quais o jogador vai passar nos dias restantes de treinamento.

Apenas cinco pontos separam o vice-líder Palmeiras do Corinthians na tabela do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória em Itaquera diante do maior rival, o atual campeão da Série A derrubaria ainda mais a desvantagem e teria seis jogos para buscar o troféu da competição que conquistou no ano passado sob o comando de Cuca.