Topo

Salvador corintiano? Clamor por Danilo cresce antes de duelo com Palmeiras

Mister clássico, Danilo já marcou 12 gols contra os maiores rivais do Corinthians - Ricardo Nogueira/Folhapress
Mister clássico, Danilo já marcou 12 gols contra os maiores rivais do Corinthians Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/11/2017 04h00

Danilo não entra em campo para disputar uma partida oficial há 460 dias. A completa recuperação física do jogador de 38 anos, porém, faz torcedores alvinegros pedirem a participação do meia na partida contra o Palmeiras no próximo domingo, em Itaquera.

Recuperado de duas fraturas na perna direita e de lesões musculares ocorridas depois dos retornos aos treinos com bola, Danilo justifica o clamor ao registrar um aproveitamento positivo contra os principais rivais do Corinthians.

A média de gols do meio-campista em clássicos estaduais com a camisa do Corinthians é, para se ter uma ideia, três vezes maior em relação às partidas contra outros adversários - ela salta de 0,07 para 0,21. Danilo soma 33 gols pelo clube alvinegro - 12 deles foram marcados diante de Palmeiras, São Paulo e Santos.

No total, Danilo, pelo Corinthians, disputou 58 clássicos a partir do começo de 2010. Os gols marcados ajudaram a deixar o aproveitamento extremamente favorável: foram 25 vitórias, 18 empates e 15 derrotas com o veterano em campo.

Contra o Palmeiras, Danilo soma três gols em 15 confrontos, com média de gols de 0,20. Com ele no time, o Corinthians saiu vencedor mais vezes no dérbi: foram sete triunfos, quatro empates e outras quatro derrotas.

Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Danilo será relacionado pela 5ª vez seguida
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Danilo na referência

Recuperado de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, Danilo voltou a ser relacionado por Carille na partida contra o Bahia. Em seguida, ficou como opção no banco diante de Grêmio, Botafogo e Ponte Preta. 

De acordo Carille, a ideia é escalar Danilo no ataque, na posição de Jô, como um falso 9. Na avaliação do treinador, a escalação o jogador em outra posição está descartada pela necessidade física para desempenhar tais funções, seja pelo meio ou aberto. Vale lembrar que Kazim é o substituto imediato de Jô.

"Estou levando com possibilidade de usá-lo, se precisar de 9 com a opção de ficar com a bola no pé e não puder ter o Jô. Não vejo ele como um jogador de lado e sim como falso 9. Não para 90 minutos, mas talvez para 30, 35. Estou levando para o banco em condição de usá-lo", disse Carille antes da partida contra o Grêmio

A última partida de Danilo foi disputada no dia 31 de julho do ano passado, contra o Inter, no Beira-Rio. Dias depois, o meia se lesionou gravemente em um treino no CT Joaquim Grava. Na ocasião, o camisa 20 fraturou a fíbula e a tíbia da perna direita.

Em julho, antes do último problema muscular - o primeiro ocorreu em abril, logo após o retorno aos treinos -, o jogador atuou por 17 minutos em um jogo-treino contra o Atibaia, no CT corintiano. 

Com contrato até o fim deste ano, Danilo já conquistou sete títulos pelo clube alvinegro e é atualmente o atleta com mais jogos pelo Corinthians do elenco atual. No clube desde 2010, o jogador soma 336 partidas, com 33 gols marcados.

Confira os números de Danilo

No Corinthians
336 jogos, 33 gols
Média de gol: 0,10

Clássicos pelo clube
58 jogos, 12 gols
Média de gol: 0,21

Outros confrontos pelo clube
278 jogos, 21 gols
Média de gol: 0,07

Corinthians com Danilo nos clássicos
58 jogos, 25 vitórias, 18 empates e 15 derrotas

Contra o Palmeiras
15 jogos, 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas
3 gols marcados
Média de gol: 0,20

Contra o São Paulo
24 jogos, 12 vitórias, 7 empates e 5 derrotas
6 gols marcados
Média de gol: 0,25

Contra o Santos
19 jogos, 6 vitórias, 7 empates e 6 derrotas
3 gols marcados
Média de gol: 0,16