Topo

São Paulo derrota Atlético-GO e volta a vencer três seguidas após dois anos

Do UOL, em São Paulo

04/11/2017 20h52

Depois de alcançar a sua pior campanha na história do Campeonato Brasileiro, com 14 rodadas na zona do rebaixamento, o São Paulo se recuperou e passou a ter até possibilidade de brigar por uma vaga na Copa Libertadores. Neste processo de evolução, o Tricolor derrotou o Atlético-GO por 1 a 0 neste sábado, no Serra Dourada, em Goiânia, e alcançou uma marca positiva. Pela primeira vez nos últimos dois anos, o time ganhou três jogos seguidos no nacional -  a última trinca havia sido em junho de 2015 (contra Santos, Grêmio e Chapecoense).

O gol da vitória foi marcado por Hernanes, de peito, com assistência de Lucas Pratto. Peça importante nesta reação paulista, o meio campista balançou as redes nove vezes em 16 jogos. Com a arrancada neste segundo turno, o São Paulo se afastou da zona da degola. A equipe já soma 43 pontos - oito à frente dos últimos quatro colocados. O Atlético-GO, por sua vez, permanece na lanterna do nacional, com apenas 27 pontos.

Na próxima rodada, o Tricolor paulista recebe a Chapecoense, na quinta-feira, às 20h, no Pacaembu. Já os goianos enfrentam o Atlético-MG, em Belo Horizonte, no mesmo dia.

Em casa

Apesar de atuar longe de seus domínios, o São Paulo contou com o apoio do público. Até mesmo por conta da má fase do Atlético, a torcida goianense compareceu em menor número ao estádio do que os tricolores. 

"É importante esse apoio. A torcida são-paulina está dando um exemplo para o Brasil todo, passaram por maus momentos e deram o apoio. Não tivemos qualquer apuro com relação à torcida", disse Dorival Júnior.

Último passe

As duas equipes criaram poucas oportunidades nos primeiros instantes do jogo. Empolgado com o apoio da torcida, o São Paulo até tentou chegar ao gol de Marcos, mas quase sempre parava no último passe. Hernanes e Cueva, por exemplo, tentaram algumas vezes servir Pratto, mas a bola não chegava ao argentino.

Hernanes faz gol inédito

Quando conseguiu acertar o passe, o São Paulo abriu o placar no Serra Dourada. Em contra-ataque rápido, Cueva tocou para Petros, que encontrou Lucas Pratto aberto pela direita. O atacante cruzou e Hernanes, oportunista, marcou de peito. Esse foi o nono gol do Profeta em 16 partidas com a camisa do Tricolor nesta temporada, porém, o primeiro na carreira desta maneira. "Nunca tinha marcado um gol de peito", disse o meio campista.

Boas chances

Mesmo com a vantagem, o São Paulo manteve o domínio das ações. A equipe quase ampliou, principalmente com Cueva e Lucas Pratto. A dupla chegou com certa facilidade até a área adversária. 

No contragolpe

O São Paulo esperou mais o adversário e apostou nos contra-ataques no segundo tempo, no Serra Dourada. Em busca do empate, o time goiano até chegou com perigo ao gol de Sidão em alguns lances.

Hernanes, o melhor

O Profeta é um dos principais responsáveis por essa recuperação do São Paulo no Brasileiro. No jogo deste sábado, além de marcar o seu, ele criou várias jogadas e ajudou na marcação.

Igor, o pior

O meio campista do Atlético-GO teve muita dificuldade para sair da marcação dos são-paulinos e não conseguiu servir os companheiros. Para piorar, quando teve a oportunidade de marcar, desperdiçou.

Ficha técnica

Atlético-GO x São Paulo

Campeonato Brasileiro - 32ª rodada
Local:
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC)
Cartões amarelos: Paulinho e André Castro (Atlético-GO)
Gol: Hernanes aos 21 do 1º tempo
 

Atlético-GO: Marcos; Jonathan, William Alves, Gilvan e Breno Lopes; André Castro, Igor (Diego Rosa), Paulinho, Andrigo (Niltinho) e Luiz Fernando; Walter (Alison). Técnico: João Paulo Sanches
São Paulo: Sidão; Araruna (Aderllan), Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei, Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Cueva (Shaylon); Lucas Pratto (Gilberto). Técnico: Dorival Júnior.