Topo

Grêmio abre nova folga da Libertadores com três objetivos antes da final

Renato Gaúcho ganhou tempo para preparar o time para decisão com Lanús - Jeferson Guareze/AGIF
Renato Gaúcho ganhou tempo para preparar o time para decisão com Lanús Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/11/2017 04h00

O Grêmio inicia, neste domingo (5), contra o Flamengo uma nova série de jogos antes de voltar a disputar a Copa Libertadores. Finalista do torneio sul-americano, o Tricolor já passou por isso antes das quartas e da semifinal. Agora, a missão é outra. A ideia é botar os titulares para manter o ritmo de jogo e também controlar a ansiedade.

Grupo de jogadores e comissão técnica terão mais 17 dias antes de jogar a finalíssima contra o Lanús, da Argentina.

A ansiedade é tratada como natural e o mecanismo para controlar tamanha vontade é justamente jogar. Entrar em campo. Manter a cabeça ocupada com outra coisa.

"A ansiedade vai existir, vai ter um pouco. Mas o Renato é bem esperto, bem malandro e vai saber tirar essa ansiedade da cabeça da gente. É normal ter, mas ele vai trabalhar para nos deixar dispostos e tranquilos", comentou Jael.

Antes dos jogos com Botafogo e Barcelona-EQU, o Grêmio precisou se desdobrar para superar lesão e queda de rendimento. Agora o cenário é diferente.

"O que temos pela frente? Como se mantém ritmo? Jogando… Eles precisam jogar. Aí tem a questão: põe para jogar para manter o ritmo e corre risco de lesão. Se não põe, perde o ritmo. Mas faz parte do futebol. Algumas (partidas) eles vão jogar. Quais? Eu vou escolher. Mas eles não podem parar de jogar, senão perdem o ritmo. Todos os jogos eles não vão jogar, mas a maioria eles vão jogar", disse Renato Gaúcho na última quarta-feira.

Antes de pegar o Botafogo, o Grêmio tirou os titulares de vários jogos. Entrou em campo com equipes bastante desconfiguradas no Brasileirão. Agora, diante do Fla, só não relacionou três jogadores do time ideal: Marcelo Grohe, Bruno Cortez e Lucas Barrios, este lesionado.

Manter o ritmo dos titulares, afastar a ansiedade e somar pontos para ficar perto da vaga direta. Com 51 pontos, o Grêmio entende que precisa de mais três vitórias para assegurar lugar no G-4 e ter garantida participação na fase de grupos da Libertadores de 2018.

"A gente sabe que não pode descuidar do Brasileiro. Quem entrar, não tem essa de tirar o pé. Temos que garantir nosso lugar entre os primeiros", afirmou Ramiro.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLAMENGO
Data e hora
: 05/11/2017 (Domingo), às 17h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Tatiane dos Santos Camargo (ambos de SP)

GRÊMIO: Paulo Victor; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Jael.
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro; Everton, Vinicius Júnior e Felipe Vizeu (Lucas Paquetá).
Técnico: Reinaldo Rueda