Fã de CR7 e Imperador, alagoano artilheiro da base vive sonho no Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

    Emprestado até dezembro, Jonata recebeu primeira chance de Mano no último domingo

    Emprestado até dezembro, Jonata recebeu primeira chance de Mano no último domingo

Aos 19 anos de idade, o garoto Jonata vive um momento especial no Cruzeiro. Natural de Satuba, no interior de Alagoas, o jogador recebeu sua primeira chance no time profissional no último domingo. Promessa das categorias de base, o atacante deu um bom cartão de visitas para Mano Menezes e mostrou humildade em busca da permanência na Toca. Em sua primeira entrevista coletiva, a promessa das categorias de base falou sobre a infância humilde, o início recente no CRB as inspirações em Adriano Imperador e Cristiano Ronaldo dentro de campo.

"Eu sou um cara guerreiro, que luta sempre pelos objetivos com honestidade. Vim de Alagoas, de Satuba. Comecei na Série B em 2015. E as coisas aconteceram muito rápido na minha vida. Subi para o profissional do CRB muito rápido, em poucos meses já tinha assinado o contrato profissional e subi. Joguei pelo profissional do CRB até chegar aqui, ser campeão brasileiro sub-20 e agora ser relacionado, estar no grupo e poder estrear. É muito emocionante, foi tudo muito rápido e intenso. Agora é esperar a próxima oportunidade", contou.

Jonata veio do CRB de Alagoas por empréstimo e chegou ao Cruzeiro em março deste ano. No Mineiro da categoria, marcou três gols, mas foi mesmo no Brasileiro sub-20 que o atleta chamou mais atenção, terminando como artilheiro do time com cinco gols e um dos pilares da equipe que conquistou a taça.

Se quiser ficar com o atacante em definitivo, o Cruzeiro precisará pagar R$600 mil ao CRB por 70% do atleta. Contra o Atlético-PR, Jonata teve cerca de 10 minutos em campo, mas mostrou personalidade apesar do pouco tempo e colheu os primeiros elogios de Mano.

"Tem coisas que você só vê no dia a dia estando com o jogador. Gostei muito da personalidade, da maneira como ele encarou a primeira oportunidade, não somente por ter entrado, mas nos treinamentos. Vamos continuar pensando assim. Se tiver que entrar, já pode entrar na quarta-feira. Tenho certeza que durante uma parte do jogo ele vai conseguir render bem", falou o técnico Mano Menezes, já pensando na partida de quarta-feira.

Inspiração em Adriano, CR7 e no goleiro Fábio

Questionado sobre suas inspirações dentro de campo, Jonata citou Adirano imperador e Cristiano Ronaldo como referência. Porém, citou também o goleiro Fábio. Apesar da posição completamente distinta, o garoto mostrou conhecimento da história de mais de 10 anos que o camisa 1 tem no Cruzeiro, algo raro nos dias de hoje.

"No elenco, uma referência para mim é o Fábio, que está há muito tempo no Cruzeiro. Ele é um ídolo,  gosto muito desses jogadores que ficam muito tempo em um clube e viram ídolos, viram uma referência. E, fora do Cruzeiro, tenho vários, eu gostava muito de acompanhar o Adriano Imperador e agora gosto muito do Cristiano Ronaldo", disse.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos