Grêmio projeta mais nove pontos para atingir meta no Brasileirão

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Jeferson Guareze/AGIF

O Grêmio calcula serem necessários mais nove pontos para chegar ao seu objetivo atual no Campeonato Brasileiro. Terceiro colocado, o Tricolor não esconde que a prioridade é garantir vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores de 2018. Mesmo que esteja na final da atual edição, o clube gaúcho busca ter um outro caminho para participar do torneio no ano que vem.

O time de Renato Gaúcho soma 54 pontos. A projeção, portanto, trabalha com 63 pontos para assegurar a vaga direta.

Segundo o site Chance de Gol, o Grêmio tem 99,6% de probabilidade de ir à Libertadores. Mas não tem um balizador para a vaga direta. Já o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) indica que com 59 pontos já é possível assegurar classificação. A projeção também não desmembra a zona entre fase de grupos e preliminar.

Vem desse detalhe o conservadorismo do Grêmio em relação aos pontos necessários.

"Para assegurar o G-4, acho nós precisamos fazer em torno de nove pontos mais, talvez menos, dependendo do desempenho dos demais times", comentou Odorico Roman, vice de futebol do Grêmio.

O Tricolor tem mais seis jogos no Brasileirão. Enfrenta Ponte Preta, Vitória, São Paulo, Santos, Atlético-GO e Atlético-MG. Três partidas em casa e outras três fora.

"A Libertadores não é garantido que vamos ganhar. Temos que nos manter no mínimo no G-4. O Grêmio, diga-se de passagem, nunca saiu do G-4 desde o início do campeonato. Então, nossa meta no Brasileiro é no mínimo ficar entre os 4, para se garantir na fase de grupos da Libertadores do ano que vem", disse Renato Portaluppi.

Os jogos contra Ponte, Vitória, São Paulo e Santos acontecem antes da primeira partida da final da Libertadores, contra o Lanús-ARG, no dia 22 de novembro. Entre as decisões, o Grêmio pega o Atlético-GO na Arena. E pouco depois da finalíssima, na Argentina, o Tricolor visita o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos