Topo

Flamengo vai à forra, vence Cruzeiro pelo Brasileirão e alivia pressão

Vinicius Junior celebra gol pelo Flamengo - Reginaldo Pimenta/Raw Image/Estadão Conteúdo - Reginaldo Pimenta/Raw Image/Estadão Conteúdo
Vinicius Junior celebra gol pelo Flamengo
Imagem: Reginaldo Pimenta/Raw Image/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Belo Horizonte

08/11/2017 23h37

O Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (8), na Ilha do Urubu, e aliviou a pressão após três partidas consecutivas sem triunfos. Everton e Vinicius Junior fizeram os gols da partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi uma reedição da final da Copa do Brasil, vencida pelos mineiros.

Com o resultado, o Rubro-Negro Carioca se mantém na sétima colocação, com 50 pontos, dois a mais que o Vasco da Gama, oitavo, e é o último da zona de classificação para a Libertadores. Campeã da Copa do Brasil sobre o time do Rio de Janeiro, a Raposa ocupa a quinta posição, com 51.

Os melhores: Fábio volta a ter atuação acima da média e Everton é o principal nome do Flamengo

Impossível não escolher Fábio e Everton como os dois protagonistas do jogo ocorrido no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira. O goleiro do Cruzeiro fez defesas impressionantes e impediu que o mandante fizesse mais gols no confronto. A defesa mais brilhante foi no segundo tempo, em chute do próprio Everton.

Everton comemora gol do Flamengo contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Everton comemora gol do Flamengo contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O meia-atacante foi o principal nome do Flamengo na partida. Sem Diego, Guerrero e Trauco, a expectativa era que Éverton Ribeiro chamasse a responsabilidade. Mas o meio-campista ficou apagado e foi seu homônimo quem se destacou. Everton marcou um belo gol e criou outras boas chances de estufar a rede adversária no duelo. Everton ainda deu o passe para Vinícius Junior marcar nos acréscimos.

O pior: Rafael Marques vai mal e é substituído no intervalo

Rafael Marques não tem aproveitado as chances recebidas na reta final do Campeonato Brasileiro. O atacante contratado junto ao Palmeiras entrou como titular nesta quarta-feira, mas acabou substituído por Sóbis no intervalo do confronto. A má atuação do jogador foi o motivo da escolha de Mano Menezes após 45 minutos. Presa fácil para a marcação, o atacante sequer chutou a gol.

Afinados, substitutos de Trauco e Guerrero participam de gol do Fla

Trauco defende a seleção peruana pela repescagem para a Copa do Mundo e Paolo Guerrero está suspenso depois de atestar positivo em um exame antidoping. Mas o torcedor do Flamengo não precisa sentir falta da dupla estrangeira. Os seus substitutos foram cruciais para o gol de Everton. Renê iniciou boa jogada pelo lado esquerdo e lançou Felipe Vizeu, que fez o pivô para o meia-atacante marcar.

Vinicius Junior encerra jejum de quase 3 meses em vitória do Fla

Vinicius Junior voltou a balançar a rede com as cores do Flamengo depois de quase três meses. O atacante aproveitou ótimo passe de Everton e bateu na saída de Fábio nos acréscimos do segundo tempo. O último tento do jovem foi em 19 de agosto passado. Na ocasião, ele marcou duas vezes e garantiu o triunfo do Rubro-Negro sobre o Atlético-GO, pela 21ª rodada do Brasileirão.

Alisson e Rafael Marques não se entendem no ataque do Cruzeiro

Eles falam o mesmo idioma fora de campo, mas no jogo desta quarta-feira pareciam não se entender. Incumbidos de inverter a posição em jogadas ofensivas, os atletas tiveram que conversar bastante em campo para buscar jogadas de perigo. Em um momento da partida, a dupla se reuniu e começou a discutir a forma de atuar.

Escorregões irritam técnicos e Rueda vai à loucura com o fato

O gramado da Ilha do Urubu está em perfeito estado. Não há quem discorde disso. Mas com o tapete molhado antes do confronto, alguns atletas não pararam em pé - destaque para Rafael Vaz. O zagueiro escorregou inúmeras vezes, principalmente no primeiro tempo, e levou Reinaldo Rueda à loucura. O técnico colombiano se indignou com os ecorregões do atleta.

Fábio aplica drible em Felipe Vizeu e assusta até Mano Menezes

Fábio foi responsável por grandes emoções em 2017, mas sempre com defesas milagrosas e utilizando as mãos. Nesta quarta, porém, o goleiro assustou até o treinador do Cruzeiro usando os pés. Depois de receber um recuo de Manoel pelo lado esquerdo da defesa, ele aplicou belo drible em Felipe Vizeu. Mano Menezes se manifestou na hora: "está ficando louco, meu irmão?".

Torcida do Flamengo não perdoa e vaia o técnico Mano Menezes

Mano Menezes está mais que acostumado a cobrar a arbitragem. É de praxe nos jogos do Cruzeiro ver o técnico falando com auxiliares e também com o apitador principal. Nesta quarta-feira, ele se indignou com algumas marcações do trio e não foi perdoado pela torcida local. Persona non grata na Gávea por conta da frustrada passagem pelo clube em 2013, o treinador gaúcho teve que escutar muitos xingamentos e vaias na Ilha do Urubu.

Flamengo x Cruzeiro termina com um vencedor pela primeira vez em 2017

Adversários na final da Copa do Brasil, vencida pelos mineiros nos pênaltis, Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram três vezes na temporada. Mas esta foi a primeira que terminou com um triunfo durante os 90 minutos. Os dois jogos da decisão terminaram em igualdades - 1 a 1 no Maracanã e 0 a 0 no Mineirão. No primeiro turno do Brasileirão, os times empatarm por 1 a 1 no Gigante da Pampulha.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 CRUZEIRO

Data/hora: 8/11/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

Cartão amarelo: Rhodolfo, Lucas Paquetá (Flamengo); Henrique, Manoel, Rafael Sóbis (Cruzeiro)

Gols: Everton - 36'/1ºT (1-0); Vinicius Júnior - 47'/2ºT (2-0)

Flamengo
Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro (Rodinei); Everton, Lucas Paquetá (Vinicius Junior) e Felipe Vizeu. 
Técnico: Reinaldo Rueda.

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Murilo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Romero; Robinho (Jonata), Thiago Neves, Alisson (Elber); Rafael Marques (Rafael Sóbis).
Técnico: Mano Menezes.