Topo

Pressão de um lado, paz do outro. Fla e Cruzeiro duelam 42 dias após final

Thiago Fernandes e Vinicius Castro

Do UOL, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

08/11/2017 04h00

Flamengo e Cruzeiro se reencontram nesta quarta-feira (8), às 21h45 (de Brasília), na Ilha do Urubu. Os times se enfrentam 42 dias depois da decisão da Copa do Brasil em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os mineiros levaram a melhor nos pênaltis, conquistaram o título e garantiram vaga antecipada na fase de grupos da Copa Libertadores 2018. Enquanto isso, o Rubro-negro vive sob pressão e precisa dar a resposta o quanto antes na tentativa de “salvar” a temporada.

O panorama mudou pouco desde a badalada final no Mineirão. O Cruzeiro vivia a necessidade da conquista e a consumou com um aproveitamento perfeito nas penalidades. Já o Flamengo segue cobrado pela torcida e vê até a vaga na pré-Libertadores em risco. Sem inspiração e com um time que não encaixou em 2017, os cariocas precisam de um aproveitamento invejável para consumar os objetivos.

Nas contas do departamento de futebol, o Rubro-negro necessita de 15 pontos em 18 disputados para alcançar uma vaga na fase de grupos da Libertadores via Brasileirão. Caso contrário, só o título da Copa Sul-Americana - enfrenta o colombiano Junior Barranquilla nas semifinais - colocará os cariocas na competição sem a necessidade das eliminatórias.

O técnico Reinaldo Rueda está repleto de problemas para escalar a equipe. Ele não conta com Réver, Juan, Berrío, Diego e Paolo Guerrero. As esperanças estão depositadas no goleiro Diego Alves e no meia Everton Ribeiro, dois jogadores que não foram inscritos na campanha da Copa do Brasil. Os jovens, capitaneados por Vinicius Júnior, também serão opções importantes.

“Não é fácil jogar sem cinco titulares. Qual equipe joga sem Juan, Réver, Diego, Berrío e Paolo? O que precisamos fazer para ganhar? Não é fácil jogar sem goleador. O nosso maior artilheiro no Brasileiro é o Diego, com oito gols. O Guerrero tem seis. Sabemos que temos um rival muito difícil pela frente”, afirmou o treinador colombiano.

Já o tranquilo Cruzeiro promete não interromper a busca por triunfos no Campeonato Brasileiro. A ideia é incrementar o orçamento para 2018 com a premiação paga pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Contudo, não há mais pressão na Toca da Raposa II.

O título da Copa do Brasil fez com que o clube alcançasse o objetivo na temporada. Com poucas chances de faturar o principal torneio do país, a equipe entra em campo mais tranquila nas rodadas finais do Brasileirão.

Desde que venceu o torneio sobre o Flamengo, em 27 de setembro passado, a Raposa disputou sete confrontos, com três vitórias (Ponte Preta, Grêmio e Atlético-PR), dois empates (Corinthians e Palmeiras) e duas derrotas (Coritiba e Atlético-MG).

“Mesmo vencendo a Copa do Brasil, tirando um peso muito grande, a gente quer as vitórias. Nosso pensamento é vencer, subir na tabela e ver o nosso torcedor comemorando. Não estamos satisfeitos com a quinta colocação. Se tivéssemos conseguido alguns resultados, estaríamos ainda brigando pelo título. Queremos terminar bem 2017, conquistando o máximo possível de pontos que temos a disputar”, disse o goleiro Fábio.

O clima de tranquilidade é tão grande que Mano Menezes utiliza a reta final para testar alguns jogadores que não tiveram tantas oportunidades no decorrer do ano. Lucas Silva, Rafael Marques e até o jovem Jonata recebem chances no time.

“Gosto sempre de avaliar o todo e dar oportunidade dentro de campo para o jogador mostrar sua condição. Desejamos fazer as escolhas certas e isso tem influência direta no trabalho da próxima temporada”, concluiu o treinador campeão da Copa do Brasil.

O fato é que a paz reina no Cruzeiro, enquanto o turbilhão toma conta do Flamengo. O duelo de logo mais não tem o glamour da recente decisão, mas pode ser sintomático para os dois times, principalmente no desesperado Rubro-negro.

FLAMENGO X CRUZEIRO

Data/hora: 08/11/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

Flamengo
Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro; Everton, Vinicius Júnior e Felipe Vizeu (Lucas Paquetá)
Técnico: Reinaldo Rueda

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Murilo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Thiago Neves, Alisson e Jonata
Técnico: Mano Menezes