Santos busca sequência histórica por título, mas teme "fantasmas cariocas"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Ivan Storti/Santos FC

    Elano já fez parte de uma sequência histórica do Santos em busca de título brasileiro

    Elano já fez parte de uma sequência histórica do Santos em busca de título brasileiro

O Santos entra em campo diante do Vasco nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de um sequência de seis vitórias para ficar mais próximo do título nacional. Para isso, a equipe santista se inspira em uma experiência vivida por Elano como jogador em 2004. No entanto, o ex-meia e hoje treinador do alvinegro praiano terá que superar o "fantasma carioca" para iniciar a sonhada sequência na reta final da competição.

Neste ano, o Flamengo eliminou o Santos na Copa do Brasil, o Botafogo acabou com a invencibilidade do técnico Levir Culpi (17 jogos) e o Fluminense empatou e ganhou do Santos neste Campeonato Brasileiro (roubou cinco pontos). Vale lembrar que, além do Vasco, a equipe santista encara o Flamengo na penúltima rodada da competição.

O Santos não faz muitas contas para tentar tirar a diferença de seis pontos do líder Corinthians. Na Vila Belmiro, o objetivo é simples, apesar de difícil: engatar uma sequência de seis jogos. 

A última grande série de vitórias do Santos na competição nacional aconteceu em 2004. Na ocasião, a equipe dirigida pelo técnico Vanderlei Luxemburgo embalou na briga pelo título da competição com sete triunfos consecutivos, saltando da 21ª colocação para a vice-liderança, a dois pontos do então líder Palmeiras.

Liderada pela dupla Elano e Robinho, principais nomes da campanha que resultou no último título brasileiro santista, que também contava com Deivid e Ricardinho, o Santos enfileirou vitórias da nona à 15ª rodadas contra Vitória, Internacional, Guarani, Corinthians, Ponte Preta, São Paulo e Flamengo.

O embalo à época fez a equipe superar uma recente eliminação na Copa Libertadores da América. A queda aconteceu para o Once Caldas, da Colômbia, nas quartas de final, equipe considerada uma "zebra", algo próximo do que foi o tropeço para o Barcelona de Guayaquil, do Equador, neste ano e na mesma fase da competição.

O Santos precisou se reinventar com as perdas de nomes como o meia Diego, hoje no Flamengo, e o volante Renato, que voltou ao clube em 2015. O fim da série, no entanto, aconteceu justamente diante de uma equipe carioca. Derrota por 1 a 0 para o Fluminense.

Sequências semelhantes a essa foram raras na era dos pontos corridos. O Atlético- MG de Cuca, em 2012, e o São Paulo de Muricy Ramalho, em 2007, alcançaram as mesmas sete vitórias. O Cruzeiro campeão brasileiro de 2013 superou o feito, com oito.

Para o duelo contra o Vasco, o técnico Elano manterá a base do time que venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no último sábado, na Vila Belmiro. A única mudança deve ocorrer na lateral-esquerda. Jean Mota, que estava suspenso contra os mineiros, deve retomar a posição no lugar de Caju, um dos poucos atletas que jogaram mal na reestreia de Elano.

Matheus Jesus, que também estava suspenso, deve perder a posição para Renato. O experiente volante será mantido na equipe titular. Copete, recuperado de conjuntivite, também perder a posição e ficará no banco de reservas. O jovem Arthur Gomes, que abriu o placar contra o Galo, permanece no time.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X VASCO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 8 de novembro de 2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Pedro Martinelli Christino (PR) e Rafael Trombeta (PR)

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota (Caju); Alison, Renato e Lucas Lima; Arthur Gomes, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira
Técnico: Elano

VASCO: Jordi, Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Wellington, Yago Pikachu, Mateus Vital e Nenê; Andrés Ríos
Técnico: Zé Ricardo

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos