Noite do desafio: Corinthians terá novato no gol e contestado no ataque

Diego Salgado e Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Atacante corintiano marca, em média, a cada cinco partidas, e vive longo jejum

    Atacante corintiano marca, em média, a cada cinco partidas, e vive longo jejum

Duas novidades do time titular do Corinthians terão missões importantes neste sábado, contra o Avaí. No gol, o jovem Caique atuará profissionalmente apenas pela sexta vez e precisará provar qualidades para substituir Cássio e Walter em partidas decisivas do Campeonato Brasileiro. No ataque, Kazim enfrenta um jejum de oito meses sem fazer gols, críticas da torcida e incertezas sobre seu futuro no clube. De uma ponta a outra do time, a noite será de desafios na Arena Corinthians.

Sem contar com Cássio, a serviço da seleção brasileira em amistosos na Europa, e Walter, que sofreu uma lesão na coxa direita e só volta em 2018, coube ao terceiro goleiro do Corinthians a titularidade no jogo que pode aproximar a conquista do título. Aos 22 anos, Caique soma cinco partidas como profissional, contra Botafogo (Brasileirão de 2016), Vasco (Flórida Cup), Ferroviária (amistoso), Linense (Paulistão de 2017) e Atlético-PR (Brasileirão de 2017).

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Caique será titular pela segunda vez

O garoto é apontado como boa revelação das categorias de base do Corinthians e foi campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2015, na geração que tinha Léo Príncipe, Arana, Maycon e Marciel. No profissional, ele furou a fila que tinha Matheus, dois anos mais velho, mas que perdeu a pré-temporada para tirar o passaporte europeu, e se firmou como terceiro goleiro do elenco. O momento de maior destaque como profissional foi na vitória por 3 a 1 contra o Linense, quando Cássio foi poupado, Walter estava lesionado e Caique brilhou com duas defesas difíceis.

Desafio ainda maior

O último jogo como titular foi em 1º de outubro. A última participação em gol foi em 25 de fevereiro. O último gol foi marcado uma semana antes. Há mais de oito meses sem balançar as redes adversárias, Kazim vive um momento de desafios no Corinthians, e o jejum de gols está longe de ser a única razão. Alvo da torcida por conta do nível das atuações recentes, o inglês naturalizado turco também não sabe se permanece no clube em 2018. Todos estes fatores aumentam o peso da participação do atacante na partida deste sábado.

Sem o artilheiro Jô, que está suspenso, o técnico Fábio Carille decidiu bancar a entrada de Kazim como titular da partida em que o Corinthians pode se aproximar do título do Campeonato Brasileiro. Referência ofensiva na escalação, o estrangeiro atuou 28 vezes nesta temporada e fez apenas dois gols, o que representa uma média aproximada de um gol a cada 487 minutos em campo (mais de cinco partidas completas).

Kazim balançou as redes contra o Vasco, na Flórida Cup, e o Osasco Audax, ainda nas primeiras rodadas do Paulistão. Depois, além de não repetir o faro artilheiro, ele ainda ficou marcado por perder gols em jogos importantes, como na vitória sobre o Bahia, quando perdeu duas chances em dez minutos e deixou a Arena Corinthians revoltado consigo mesmo, e na derrota diante do Atlético-GO, quando desperdiçou oportunidades de marcar e ainda admitiu falha de posicionamento em bola parada no lance do gol adversário.

Apesar de o discurso de jogadores, comissão técnica e diretoria estar alinhado em apoio ao camisa 18, o Corinthians se movimenta nos bastidores em busca de reforços para o setor ofensivo em 2018 justamente porque Kazim não conseguiu aproveitar suas oportunidades. Desta forma, o duelo contra o Avaí será o décimo de turco como titular no ano e também sua chance de chamar atenção e mostrar utilidade.

Internamente, Kazim é reconhecido pela personalidade forte, esforço na adaptação ao país em que atua há pouco mais de um ano, força física para proteger a bola e fazer jogadas de pivô e também o bom relacionamento com o restante do elenco. Sua permanência para 2018, porém, ainda não é certa. Ele terá mais um teste pela frente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos