Topo

Coritiba quer coroar melhor momento no Brasileirão contra algoz do 1º turno

Cléber Reis ao lado de Alan Santos durante partida contra o Fluminense - Luciano Belford/AGIF
Cléber Reis ao lado de Alan Santos durante partida contra o Fluminense Imagem: Luciano Belford/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

12/11/2017 04h00

Cinco partidas invicto, com três vitórias no período e três dos cinco jogos fora de casa: o Coritiba vive, estatisticamente, seu melhor momento no Brasileirão. A equipe, que já foi 3ª colocada e despencou na tabela, entra na reta final do campeonato em alta. Para tentar coroar o momento, um adversário que implodiu a crise no 1º turno: a Ponte Preta, 19h deste domingo (12), no Couto Pereira.

Naquele encontro em 19 de julho, o Coxa chegou à Campinas já capengando. Havia sido derrotado pelo Fluminense em casa e já se desgarrava dos primeiros colocados após um bom início, com 4 vitórias em 5 jogos. O bloco dos líderes ficava distante e a pressão sobre Pachequinho era enorme. A diretoria havia dado uma segunda chance ao técnico, aproveitada em Florianópolis no 4 a 1 sobre o Avaí; mas aí, a derrota para o Flu e uma goleada por 0 a 4 para a Ponte selaram o destino do ex-técnico.

Marcelo Oliveira chegou e demorou a fazer o time engrenar. Foram 9 jogos sem vencer e o drama do rebaixamento batendo à porta. Apenas nas últimas 5 rodadas, com o reforço do coach Evandro Mota, é que o time engrenou. Oliveira tem 39,2% de aproveitamento dos pontos em 17 jogos, ainda abaixo de Pachequinho, que saiu com 42,2% após 15 jogos. Se vencer a Ponte, Oliveira finalmente passa o antecessor (42,5%), que caiu contra a Ponte, e dá um belo salto na luta contra a queda, afundando um rival. A Ponte tem 35 pontos, na 18ª posição, contra 39 do Coxa, 15º.

“O que passou, nós tiramos ensinamentos. O jogo com a Ponte será muito decisivo”, disse o treinador em coletiva, “Esse time tem demonstrado assim um poder de entrega muito grande. Vamos fazer uma mobilização muito grande para jogar em casa, nos dois jogos, principalmente esse primeiro contra a Ponte”. O clube faz uma promoção de ingressos: R$ 25 para quem for com a camisa do Coxa neste jogo, desconto ainda não confirmado para o próximo duelo em casa, contra o Flamengo, na quinta-feira.

CORITIBA X PONTE PRETA

Data: 12 de Novembro de 2017, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha - GO (CBF)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Cristhian Passos Sorence - GO (CBF)

CORITIBA:
Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Tiago Real e Yan; Rildo e Kléber (Henrique Almeida).
Técnico: Marcelo Oliveira.

PONTE PRETA:
Aranha; Nino Paraíba, Yago, Rodrigo e Jeferson; Naldo, Elton, Léo Artur e Danilo Barcelos; Léo Gamalho e Lucca.
Técnico: Eduardo Baptista.