Grêmio volta a Caxias após 3 anos de olho em 'visitante chato' e 2º lugar

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carlos Eduardo de Quadros/ Fotoarena

    Grêmio já mandou jogos no Alfredo Jaconi, em Caxias. Última vez foi em 2014

    Grêmio já mandou jogos no Alfredo Jaconi, em Caxias. Última vez foi em 2014

Mandante, mas fora da Arena e com alerta ligado ao visitante incômodo. O Grêmio recebe o Vitória, neste domingo (12), no estádio Alfredo Jaconi com atenção dupla ao fator local. Primeiro por estar na casa do Juventude e que recebe a terceira partida em três dias seguidos. E depois pelo histórico do time baiano quando atua longe de seus domínios.

Dono de 57 pontos, o time gaúcho joga para se manter na segunda colocação. Onde garante vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2018, mas também eleva o prêmio final.

A ida do Grêmio até Caxias do Sul é reflexo do show do Coldplay na Arena.

O espetáculo da banda britânica no sábado impediu a realização do jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão no estádio inaugurado em dezembro de 2012. Sem a Arena, o Grêmio foi a Caxias e fez vistoria no estádio Centenário, do Caxias, e Jaconi, do Juventude.

A casa do Ju, contudo, foi usada intensamente nos últimos dias. Na sexta, o time da serra recebeu o Oeste pela Série B. No sábado, o estádio sediou a final do Gauchão sub-15. O duelo do Grêmio com o Vitória, portanto, será o terceiro em três dias consecutivos. O que gera preocupação com as condições do gramado.

O Grêmio chegou a pedir para o Juventude encarar o Novo Hamburgo, na final do sub-15, em outro local. Não foi atendido. Mas ouviu que o campo seria tratado logo após o término do jogo. Renato Portaluppi chegou a mostrar irritação com o fato do Tricolor ter de ir a Caxias.

Além de sair de casa, ser obrigado a pegar a estrada, o Grêmio se preocupa com outro detalhe ligado ao mando de campo: o histórico do rival. O Vitória ganhou 25 dos seus 38 pontos fora do Barradão. São sete vitórias como visitante contra apenas três como mandante.

"O Renato passou alguns pontos fortes deles para a gente neutralizar. Temos que jogar o nosso jogo, propor o jogo", comentou o volante Jailson. "O time deles joga bem fora, mas vamos para fazer um grande jogo e fazer o resultado positivo", completou.

O jogo com o Vitória será o quarto do Grêmio em Caxias do Sul nos últimos anos. Desde que trocou o Olímpico pela Arena, o Tricolor já jogou em três oportunidades no Alfredo Jaconi. Em 2013 venceu o Náutico por 2 a 0 e no ano seguinte ganhou do Botafogo por 2 a 1 e empatou com o Palmeiras sem gols. Neste domingo tenta se manter invicto na casa do Juventude.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VITÓRIA

Data e hora: 12/11/2017 (domingo), às 17h (Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bressan; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

VITÓRIA: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Ramon (Bruno Bispo) e Geferson; José Welison, Fillipe Soutto (Ramon), Patric e Neilton; David e Tréllez
Técnico: Vagner Mancini

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos