Topo

Grêmio empata com Vitória, adia vaga e deixa Corinthians com mão na taça

Do UOL, em Porto Alegre

12/11/2017 18h53Atualizada em 04/07/2020 10h11

O Grêmio vai ter que esperar um pouco mais para confirmar vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2018 via Campeonato Brasileiro. Neste domingo (12) o Tricolor saiu atrás e buscou o empate contra o Vitória, em Caxias do Sul, em jogo válido pela 34ª rodada: 1 a 1. A partida marcou a volta de Lucas Barrios, ausente desde 25 de outubro.

O resultado do Grêmio faz o Corinthians sorrir. Com 10 pontos a mais, o Timão pode ser campeão na próxima quarta-feira. Para isso, basta vencer o Fluminense em São Paulo. No mesmo dia, o Tricolor recebe o São Paulo. A diferença é que a partida em Porto Alegre começa às 19h30 (Brasília) e o duelo em Itaquera inicia às 21h45min.

Os gols em Caxias do Sul foram de Patric e Fernandinho em um intervalo de dois minutos. No segundo tempo, Fillipe Souto foi expulso e transformou o jogo em ataque contra defesa. Com o Grêmio correndo para virar o placar e chegar perto de sua conta.

A projeção do Grêmio é conquistar 63 para assegurar seu lugar na Libertadores do ano que vem. Mas as contas indicam que com 60 pontos já é certa a vaga. O empate no Alfredo Jaconi deixa o Tricolor com 58 pontos. Ou seja, ainda sem o carimbo de classificado. Já o Vitória chega aos 39 pontos e ainda continua correndo do fantasma do rebaixamento.

O jogo em Caxias foi bom. Aberto, corrido. Com lances bonitos e boas chances para ambos os lados. Na metade do segundo tempo, o Grêmio empilhou atacantes para aproveitar o homem a mais e buscar a virada. Não surtiu efeito.

Fernando Miguel sente a coxa, mas salva o Vitória

O goleiro do Vitória foi protagonista. Com boas defesas nos dois tempos, mas também com um desconforto muscular que rendeu minutos de pausa em meio à pressão do Grêmio. Na etapa final, Fernando Miguel chegou a enfileirar três intervenções importantes em sequência.

Fernandinho faz gol e termina jogo como lateral

O camisa 21 foi um dos personagens da tarde em Caxias do Sul. Pelo gol marcado de cabeça, mas também pelas mudanças no posicionamento ao longo do jogo. Do começo pela esquerda a uma passagem pela direita e depois um recuo drástico. Nos últimos 25 minutos, Fernandinho passou a ser lateral esquerdo. A troca foi pouco depois do Vitória ter um jogador expulso.

Grêmio se atira para frente de forma inédita

O Grêmio propôs o jogo, teve domínio, mas encontrou dificuldades para criar chances de gol. Diante dos problemas, acumulou passes laterais. Foi vazado quando protagonizou uma série de erros. De Jailson, Fernandinho e Leonardo. O trio falhou e foi gerando brecha para o Vitória progredir e marcar. O mesmo flanco acabou sendo decisivo para o empate. A jogada que terminou com o cabeceio de Fernandinho começou com disparada de Leonardo.

No segundo tempo o Grêmio se jogou todo para frente. E como nunca se viu no ano. Com um a mais depois da expulsão de Fillipe Souto, o Tricolor botou atacantes para furar o bloqueio do Vitória. Quando o time de Renato achou espaço, parou nas mãos de Fernando Miguel. O volume aumentou com Everton e Jael.

Vitória joga bem até a expulsão...

Bola no chão, velocidade. O Vitória não foi o típico desesperado contra o rebaixamento. Bem fechado atrás, o time baiano se organizou e tentou propor quando pôde. Saiu na frente, mas pecou ao não conter a investida quase imediata após o gol de Patric. Antes do intervalo teve pelo menos mais duas chances para marcar.

A atuação do Vitória seguiu igual até os 12 minutos do segundo tempo. Foi quando Fillipe Souto recebeu o segundo amarelo, foi expulso e o time visitante começou a sofrer.

Renato surpreende na escalação e nas trocas

Renato escalou Leonardo, Jailson e Barrios. Todas decisões surpreendentes. A conjectura da semana indicava Bressan como o improvisado na lateral. Também projetava Michel ao lado de Arthur e Barrios apenas no banco, para uma volta progressiva. Com a bola rolando, o técnico orientou uma troca inédita. Ramiro por Fernandinho, da direita para esquerda. Foi em uma dessas trocas que o gol do Grêmio saiu.

As surpresas não pararam por aí. No decorrer da etapa final, Renato deixou o conservadorismo de lado e botou Everton no lugar de Leonardo. Fernandinho foi recuado para lateral esquerda. E depois, Jael foi colocado em campo na vaga de Jailson. O Grêmio terminou o jogo com cinco jogadores no ataque.
FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X VITÓRIA

Data e hora: 12/11/2017 (domingo), às 17h (Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Fillipe Souto, Kanu (VIT)
Cartão vermelho: Fillipe Souto (VIT)
Gols: Patric, aos 16 minutos do primeiro tempo (VIT); Fernandinho, aos 18 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Leonardo (Everton); Jailson (Jael), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Patrick); Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

VITÓRIA: Fernando Miguel; Patric, Bruno, Kanu e Geferson; Ramon Menezes, Fillipe Souto, José Welison, David (Renê) e Neilton (Caíque Sá); Trellez (André Lima)
Técnico: Vagner Mancini