Topo

Com rivais perto de Libertadores, Flu vive 'pesadelo' na reta final de 2017

Jogadores de Cruzeiro e Fluminense disputam bola - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Fluminense perdeu de virada para o Cruzeiro no último domingo (12)
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

13/11/2017 04h00

Após a derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro no último domingo (12), o Fluminense se encaminha para uma reta final de temporada para se esquecer. Além de ainda conviver com o risco de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem que lidar com a possibilidade de ver os três maiores rivais alcançarem classificação para a Libertadores do ano que vem.

Apesar de também não terem vencido na última rodada, Botafogo, Flamengo e Vasco ocupam a parte de cima da tabela no Brasileiro. Em sexto, sétimo e oitavo lugar, respectivamente, as três equipes dependem apenas de si para garantirem vaga na próxima edição do torneio continental. O Rubro-Negro, inclusive, ainda conta com a possibilidade de classificação via Copa Sul-Americana – a equipe vai enfrentar o Junior Barranquilla, da Colômbia, na semifinal. Neste caso, o atual G7 se transformaria em G8 (podendo ainda se transformar em G9 se o Grêmio vencer a Libertadores).

O Flu, por sua vez, ainda mantém o foco em eliminar o risco de queda para a Segunda Divisão. Com os resultados do fim de semana, o time das Laranjeiras se manteve a cinco pontos acima da zona do descenso.

“A gente não saiu do lugar. A nível de rebaixamento foi bom, porque é menos um jogo e se manteve a distância. É melhor falar do jogo (contra o Cruzeiro), que nós tivemos as melhores chances. No primeiro tempo foram duas opções mal feitas, poderíamos ter feito mais gols, o jogo se resume até 12 minutos do segundo tempo, na expulsão”, disse o técnico Abel Braga ao comentar o novo tropeço tricolor.

A campanha irregular na competição nacional aumenta a pressão no Fluminense diante de uma temporada de poucos resultados. A equipe foi vice-campeã estadual, foi eliminada das quartas de final da Primeira Liga, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, e se despediu da Sul-Americana nas quartas de final após perder o confronto contra o Flamengo. Vale lembrar que o Tricolor não conquista um título de expressão desde 2012, quando faturou o Brasileiro e o Campeonato Carioca.

No Brasileirão, o Fluminense chegou a flertar com voos maiores durante a competição, mas acabou se deparando com a luta contra o rebaixamento após sequência negativa. Atualmente a equipe é 13ª colocada.

Na quarta-feira (15), os comandados de Abel Braga têm compromisso diante do líder Corinthians, em São Paulo, para tentar se recuperar na competição. O jogo pode coroar o título antecipado do time paulista. Na sequência, o Flu encerra participação diante de Ponte Preta, Sport e Atlético-GO.