Topo

Em fase iluminada, Edigar Junio tem média melhor até que Messi

Do UOL, em São Paulo

13/11/2017 04h00

Edigar Junio é o grande nome do Bahia neste Campeonato Brasileiro. Artilheiro da equipe, ele alcançou no último domingo (12) a incrível sequência de sete gols em cinco rodadas consecutivas. No total são nove gols, todos marcados no período de um mês. O desempenho invejável é comparável aos principais artilheiros do mundo e uma estatística específica é supera de longe uma das principais virtudes de Lionel Messi.

O argentino do Barcelona concentrou ainda mais atenções nesta temporada europeia pela eficácia nos chutes a gol. Mas a conversão do craque de finalizações em bolas na rede está muito atrás de Edigar Junio. Messi chutou 34 vezes em seus últimos oito jogos no Campeonato Espanhol e fez sete gols. O que significa que, em média, ele precisa tentar 4,85 vezes para vencer o goleiro rival.

Considerando o mesmo período de oito partidas, justamente no mês em que deslanchou no Bahia, Edigar Junio precisou de apenas 2,11 chutes para comemorar com a camisa tricolor. Segundo números do Footstats, o atacante finalizou apenas 19 vezes para anotar nove gols em sua fase iluminada.

Só vai ser difícil para o atacante disputar a artilharia do Campeonato Brasileiro, visto que Henrique Dourado ostenta 17 gols. Mas Edigar Junio pode ser o trunfo do Bahia em uma disputa que pode resultar em conquista histórica: uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. O Tricolor de Aço tem 46 pontos, cinco abaixo do sexto colocado Botafogo. Nas últimas rodadas, as defesas de Santos, Sport, Chapecoense e São Paulo que se cuidem.