Topo

Multa trava ida de Weverton do Atlético para o Palmeiras; troca pode surgir

Campeão olímpico, Weverton só deixará Atlético pelo Palmeiras mediante acordo - Xinhua/Cheng Min
Campeão olímpico, Weverton só deixará Atlético pelo Palmeiras mediante acordo Imagem: Xinhua/Cheng Min

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

14/11/2017 17h32

O goleiro Weverton pode trocar o Atlético Paranaense pelo Palmeiras no início de 2018, mas a negociação passa pela cessão de jogadores do clube paulista ao rubro-negro - ou, o mais improvável, o pagamento de uma multa. Isso por que o jogador poderá assinar com qualquer clube sem pagamento de multa a partir do final deste mês, mas terá que cumprir contrato até o final de abril com o Atlético.

Desta forma, se quiser contar com o goleiro no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores - caso confirme a classificação - o Verdão precisa se acertar com o Furacão para uma liberação antecipada.

A negociação se arrasta há algumas semanas. Weverton já teria acertado as bases salariais com o Palmeiras e já manifestou ao Atlético o desejo de sair. Não há nenhum contrato assinado com a equipe paulista. O goleiro, entretanto, prometeu à diretoria atleticana que faria "o possível" para não deixar o clube de mãos abanando. Ouviu pessoalmente de Mario Celso Petraglia que não seria "jogado na fogueira", mantendo sua vaga no time titular conforme o desejo do técnico, em respeito aos anos em que defendeu o clube.

Weverton foi campeão paranaense e jogou duas Libertadores pelo Furacão, além de ter sido campeão olímpico com o Brasil enquanto atleta do clube. Em ocasiões anteriores, Petraglia afastou os jogadores que não quiseram renovar com o clube e buscou vias judiciais, como nos casos de Nathan, hoje com contrato com o Chelsea, e Dagoberto, que deixou a Baixada para defender o São Paulo nos anos 2000.

O Palmeiras, porém, não se mostra disposto a pagar a multa. O clube diz ter encaminhado a renovação com Fernando Prass - mas ainda não assinou - e ainda tem Jailson em recuperação. O Verdão disponibilizou uma lista para tentar trocar jogadores com o clube paranaense pela liberação de Weverton, entre eles o meia Raphael Veiga (ex-Coritiba) e o atacante Erick. Ambos tiveram pouco espaço no Palmeiras.

O Atlético analisa as opções e faz o balanço dos valores e das ofertas. Até mesmo o lateral-esquerdo Sidcley pode pintar no negócio, à caminho do Allianz Parque, que só deve ser confirmado publicamente após o final do Brasileirão. Mesmo em caso de desacerto com o Palmeiras, é improvável que Weverton renove o contrato, seguindo em Curitiba pelo menos até o final de seu compromisso.