Topo

Coritiba respira e vence Flamengo, que vê sonho do G-4 ficar mais distante

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2017 22h51

A irregularidade do Flamengo e a sequência de maus resultados continuam no Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro perdeu mais uma vez nesta quinta-feira (16) e deixou a vaga na Copa Libertadores de 2018 em risco. O Coritiba foi superior, fez valer o mando de campo e venceu os cariocas por 1 a 0, no Couto Pereira. Cleber Reis fez o gol do triunfo após bola levantada da intermediária.

O resultado manteve o Flamengo na 7ª posição, mas estacionado nos 50 pontos. A posição ainda daria um lugar na pré-Libertadores, porém, a distância para uma vaga na fase de grupos aumenta a cada rodada. Já são cinco pontos de diferença e com apenas três compromissos restantes. O Rubro-negro, inclusive, pode cair para o décimo lugar na próxima rodada em caso de novo insucesso e combinação de resultados. Já o Coritiba foi aos 43 pontos, subiu para a 14ª colocação e ficou mais perto de se livrar da ameaça do rebaixamento.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo (19). O Flamengo recebe o heptacampeão Corinthians, às 17h (de Brasília), na Ilha do Urubu. O Coritiba visita o Atlético-MG, às 19h (de Brasília), no Independência.

Diego retorna da seleção e joga pelo Flamengo

Depois de servir à seleção brasileira nos amistosos contra Japão e Inglaterra, o meia Diego voltou de Londres em um voo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e foi direto para Curitiba. A expectativa era a de que ele ficasse no banco de reservas, mas se apresentou em boas condições e foi escalado entre os titulares pelo técnico Reinaldo Rueda. A notícia foi comemorada pela torcida, que também criticou bastante a opção do comandante colombiano pelo contestado volante Márcio Araújo na vaga de Willian Arão. No jogo, Diego não se destacou, assim como todo o time do Flamengo. Ele acabou substituído por Geuvânio já na reta final de partida.

Gol cedo em cobrança da intermediária desmonta Flamengo

De uniforme amarelo, o Flamengo entrou em campo ciente da importância de conquistar um resultado positivo fora de casa. Só que o gol logo cedo desmontou qualquer estratégia do Rubro-negro. Aos 7min, Carleto cobrou falta da intermediária e Cleber Reis ganhou de Juan para cabecear e colocar no canto de Diego Alves. Os rubro-negros reclamaram bastante de falta na jogada e o goleiro chegou a ser punido com o cartão amarelo. Só que não adiantou gritar. O 1 a 0 para os donos da casa já estava registrado no placar.

Flamengo tenta reagir e para em sequência de defesas de Wilson

O Rubro-negro sentiu o gol e teve dificuldades para avançar. Tradicionalmente, o time possui mais posse de bola do que os rivais. Foi o que aconteceu, mas o Coritiba adotou postura defensiva e mostrou claramente o desejo de jogar nos contra-ataques. Everton e Lucas Paquetá quase empataram aos 17min. O goleiro Wilson, no entanto, promoveu duas defesas excelentes e manteve o Coxa em vantagem.

Everton sente a coxa e deixa campo aos 25min

Um dos principais jogadores do Flamengo na temporada, o meia Everton sofreu dores no músculo posterior da coxa esquerda na metade do primeiro tempo. Ele nem tentou retornar, pois já manifestou o semblante de um possível problema sério. Como o Rubro-negro tem uma sequência de jogos decisivos na reta final de 2017, o camisa 22 logo foi substituído por Felipe Vizeu. O time continuou com dificuldades de criação e os donos da casa esperavam os contragolpes. O panorama não foi modificado até o encerramento da primeira etapa.

Vinicius Júnior entra, recebe amarelo e desfalca Fla contra o líder

Além do problema com Everton e das suspensões de Renê e Lucas Paquetá, o Flamengo teve outra baixa para o compromisso contra o líder Corinthians. Vinicius Júnior entrou no lugar de Márcio Araújo aos 14min do segundo tempo, recebeu duas chegadas mais fortes e reclamou bastante com a arbitragem. Foi logo punido com o cartão amarelo. Pendurado, ele é mais um importante desfalque para o Rubro-negro em um momento absolutamente nervoso e decisivo da temporada.

Fla não melhora e Coritiba segura resultado fundamental

O Flamengo até tentou, mas com a já conhecida desorganização característica da temporada. Muitas bolas na área e nada de concreto. O resultado não poderia ter sido diferente. Nova derrota e o ano cada vez mais em risco. Já o Coritiba comemorou bastante e ficou mais perto de garantir a permanência na elite do futebol brasileiro.

CORITIBA 1 X 0 FLAMENGO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti Camargo (SP)
Cartões amarelos: Thiago Carleto, Cleber Reis e Rildo (Coritiba); Diego Alves, Renê, Vinicius Júnior, Lucas Paquetá e Cuéllar (Flamengo)
Gol: Cleber Reis, aos 7min do primeiro tempo

Coritiba
Wilson; Léo, Werley, Cleber Reis e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Dodô (Matheus Galdezani) e Tiago Real; Rildo (Getterson) e Henrique Almeida (Kleber)
Técnico: Marcelo Oliveira

Flamengo
Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Juan e Renê; Márcio Araújo (Vinicius Júnior), Cuéllar e Diego (Geuvânio); Everton Ribeiro, Everton (Felipe Vizeu) e Lucas Paquetá
Técnico: Reinaldo Rueda