Topo

Ele já defendeu Santos e Bahia em 2017 e agora atua como "espião" em duelo

Rodrigão está de volta ao Santos após empréstimo do Bahia e deve ficar em 2018 - Felipe Oliveira / EC Bahia
Rodrigão está de volta ao Santos após empréstimo do Bahia e deve ficar em 2018 Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/11/2017 04h00

O duelo entre Bahia e Santos nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, envolve um atleta que defendeu os dois clubes na competição e que agora só pode atuar como uma espécie de “espião” no confronto que é bastante importante para os dois times. Os santistas brigam por uma vaga no G-4, enquanto os baianos tentam se aproximar do grupo de classificação para a pré-Libertadores de 2018.

Rodrigão pertence ao Santos e foi emprestado ao Bahia no Campeonato Brasileiro deste ano. Após iniciar sua trajetória na equipe baiana com gols e boas partidas – foram cinco gols em 14 jogos no total – o atacante se envolveu em uma polêmica extracampo e foi devolvido ao clube paulista.

O estopim do rompimento entre Rodrigão e Bahia foi o vazamento de um vídeo antes do Ba-Vi, no mês passado. Nele, o atacante aparece com uma lata de cerveja na mão, apesar de ter desfalcado o time por motivos de saúde.

De volta ao Santos, Rodrigão apenas treina separado dos demais companheiros no CT Rei Pelé, pois não pode ser utilizado no Brasileiro. O jogador, no entanto, é admirado pela diretoria, principalmente pelo presidente Modesto Roma, e interessa para temporada 2018.

Nesta semana, Rodrigão ainda atuou como informante para a comissão técnica santista. O técnico Elano entrou em contato com o jogador para buscar informações mais específicas do time baiano e também de alguns atletas.

Rodrigão vai aproveitar a reta final do Campeonato Brasileiro para realizar uma cirurgia de retirada das amígdalas. O jogador desfalcou Santos e Bahia na temporada por conta das inflamações. O atacante de 24 anos tem contrato com o Santos até 2020. Ele começou o Campeonato Paulista deste ano como titular, fez três gols em duas partidas, mas perdeu espaço no elenco antes de ser emprestado ao Bahia.

Artilheiro e garçom do Santos está de volta

A principal novidade do Santos para o confronto contra o Bahia é o atacante Bruno Henrique. O camisa 27 é o artilheiro do time em 2017, com 16 gols, além de ser o jogador com mais assistências da competição, com 11 passes a gol.

Além de seu principal jogador neste ano, o técnico Elano conta com o retorno do zagueiro David Braz, que cumpriu suspensão na derrota para a Chapecoense na última segunda-feira, na Arena Condá. Com isso, Matheus Jesus e Luiz Felipe, titulares em Chapecó, voltam para o banco de reservas.

Lucas Lima x Elano

O clima entre Lucas Lima e Elano não é dos melhores. O camisa 10 foi criticado pelo treinador em entrevistas coletivas e substituído no início do segundo tempo da partida contra a Chapecoense. O atleta não reagiu com rebeldia publicamente, mas está insatisfeito com a postura do treinador. O meia caiu de rendimento e faz a sua despedida do clube nas últimas rodadas. O Palmeiras ou o futebol europeu são os prováveis destinos do “maestro santista”.

Ficha Técnica

Bahia x Santos

Data e horário: 16/11/2017
Local: Arena Fonte Nova (Bahia)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Renê Júnior, Juninho, Allione, Zé Rafael e Mendoza; Edigar Junio.
Técnico: Paulo Cézar Carpegiani

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Victor Ferraz (Jean Mota); Alison, Renato e Lucas Lima; Bruno Henrique, Arthur Gomes e Ricardo Oliveira.
Técnico Elano.