Topo

Palmeiras pega Sport para enterrar imagem ruim e dar fôlego a Valentim

Alberto Valentim assumiu o vice-campeonato como objetivo do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Alberto Valentim assumiu o vice-campeonato como objetivo do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2017 04h00

Críticas e questionamentos retornaram ao dia a dia do Palmeiras depois das derrotas para Corinthians e Vitória. A vitória categórica sobre o Flamengo, no último domingo, horas depois de um protesto hostil por parte de organizados, amenizou a pressão. Nesta quinta, a partir das 20h (de Brasília), contra o Sport, no Allianz Parque, o clube alviverde tem nova chance para enterrar a imagem ruim e afastar o clima de dúvidas sobre o elenco de maior investimento do país.

Os três pontos podem servir para consolidar o Palmeiras no grupo dos quatro melhores do Campeonato Brasileiro e aproximar o time da vaga na fase de grupos da Copa Libertadores - em caso de triunfo, basta mais um resultado positivo nos três compromissos finais. Além destas questões coletivas, a vitória diante do Sport, equipe que briga contra o rebaixamento à Série B, Alberto Valentim tem a chance de ganhar "fôlego" com o duelo de meio de semana.

O treinador interino, que não esconde o desejo de assumir efetivamente o time no ano que vem, convive com as sombras de Abel Braga e Roger Machado nos últimos dias; os dois treinadores são avaliados como possíveis nomes para 2018. Os resultados ruins contra Corinthians e Vitória atrapalharam a avaliação de Valentim. O antigo auxiliar sabe que a atuação segura contra o Flamengo não basta, e desempenho alto e resultados são necessários nesta reta final.

Valentim, pelo menos publicamente, não quer projetar 2018. O treinador interino, que traçou o vice-campeonato como objetivo, até abdica de hobbies do dia a dia para não decepcionar torcedores, diretoria, jogadores e a ele mesmo.

"Está tão intenso! Esses dias têm sido tão intensos que eu tenho deixado de fazer até algumas coisas que eu gosto, como dar a minha corrida. Estou focado aqui, trabalhando muito. Preciso ajudar o Palmeiras a se classificar da melhor maneira possível, depois vamos ver o que vai acontecer. Faltam esses jogos ainda e precisamos terminar bem, depois teremos tempo para pensar no futuro", afirmou.

Os resultados negativos que afastaram o Palmeiras da briga pelo título incomodaram Alberto Valentim, apesar do discurso quase unânime de "foco no G-4" usado pelo clube nas semanas que antecederam o jogo contra o Corinthians. Agora, diante do Sport, o interino se apega à boa imagem do início de trabalho e do jogo contra o Flamengo para ensaiar uma resposta definitiva aos questionamentos sobre a sua capacidade como comandante palmeirense.

"Temos que lembrar das boas partidas que fizemos. Até contra o Corinthians nós fomos bem. Sofremos um gol irregular, depois um pênalti, mas a equipe mostrou reação, esteve viva mesmo com um a menos", relembrou Alberto Valentim, que não deve contar com o titular Mayke na lateral direita - o jogador sentiu dores no quadril e não treinou terça-feira.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SPORT

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 16 de novembro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Edu Dracena, Luan e Michel Bastos; Felipe Melo, Moisés e Alejandro Guerra (Jean); Keno, Deyverson e Dudu.
Técnico: Alberto Valentim.

SPORT: Magrão; Raul Prata, Henríquez, Durval e Sander; Anselmo, Patrick e Wesley; Marquinhos, André e Mena.
Técnico: Daniel Paulista.