Topo

Sem espaço para errar, Fla busca 100% de aproveitamento por Libertadores

O técnico colombiano Reinaldo Rueda tenta tirar o Flamengo do momento delicado - Gilvan de Souza/ Flamengo
O técnico colombiano Reinaldo Rueda tenta tirar o Flamengo do momento delicado Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2017 04h00

O Flamengo não tem mais para onde correr no Campeonato Brasileiro. Se quiser tentar uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018, o Rubro-negro precisa vencer os quatro jogos restantes na competição nacional. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (16), contra o Coritiba, às 21h (de Brasília), no Couto Pereira.

Buscar 100% de aproveitamento é imprescindível nas contas do departamento de futebol. A meta da diretoria é que o Flamengo alcance os 62 pontos. Tudo para evitar a fase preliminar da competição continental, o que também está em risco no momento.

Segundo o site Chance de Gol, o Flamengo tem 36,7% de garantir o lugar na Libertadores via Brasileirão. Só que a diretoria não abre mão de obter o passaporte direto para a fase de grupos. Caso não consiga, a alternativa é conquistar a Copa Sul-Americana. O Rubro-negro disputa as semifinais do torneio contra os colombianos do Junior Barranquilla, dias 23 e 30 de novembro.

Pelo Campeonato Brasileiro, o time ainda recebe Corinthians e Santos. O último compromisso será contra o Vitória, fora de casa. Em todos os cenários, não dá mais para errar. Qualquer resultado negativo pode comprometer os planos e complicar ainda mais uma temporada já frustrante para a torcida.

O técnico Reinaldo Rueda lamenta os desfalques constantes no Flamengo e aguarda o retorno do meia Diego da seleção brasileira. Ele será reavaliado e deve, ao menos, ficar no banco de reservas. O colombiano reconheceu o momento delicado e a necessidade de obter a vitória fora de casa.

“Perdemos seis jogadores em duas semanas. Isso não é desculpa, mas qual equipe ficou sem tantos atletas importantes? Juan, Réver, Trauco, Berrío, Guerrero, Diego... São nomes com bom nível individual. Não tivemos sorte. Quando recuperamos um, saiu outro. Muitas equipes no mundo sentem quando sai um jogador, quando saem dois vira um buraco. Quando saem seis... É muito difícil”, afirmou.

“Precisamos de equilíbrio. Até montar uma relação de jogo se torna algo complicado. Abraçamos esse processo de respaldar a equipe para que melhore o comportamento. A exigência é enorme no Flamengo”, completou.

CORITIBA X FLAMENGO

Data/hora: 16/11/2017, às 21h (de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti Camargo (SP)

Coritiba
Wilson; Léo, Werley, Cleber Reis e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Tiago Real e Yan Sasse; Rildo e Henrique Almeida (Kleber)
Técnico: Marcelo Oliveira

Flamengo
Diego Alves; Pará (Rodinei), Rhodolfo, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Márcio Araújo) e Lucas Paquetá (Diego); Everton Ribeiro, Everton e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda