Por vaga na Liberta: Santos vai bem sem L. Lima, mas vê Grêmio como vilão

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/Santos FC

    Lucas Lima é desfalque por conta de suspensão. Meia levou terceiro cartã amarelo

    Lucas Lima é desfalque por conta de suspensão. Meia levou terceiro cartã amarelo

O Santos pode garantir matematicamente a vaga para a Copa Libertadores da América de 2018 neste final de semana. Para isso, o clube paulista precisa vencer o Grêmio neste domingo, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, e torcer para que os cariocas Botafogo, Flamengo e Vasco pelo menos empatem nesta rodada.

Para buscar a classificação, o técnico Elano não contará com o meia Lucas Lima, que cumpre suspensão automática. Problema? Nem um pouco. Os números mostram que o alvinegro praiano se dá bem sem o seu camisa 10 em campo.

Em dez jogos sem ele no Brasileirão, foram seis vitórias, um empate e três derrotas, 63,3% de aproveitamento. Com Lucas Lima em campo, o Santos disputou 25 jogos na competição. Foram nove vitórias, dez empates e seis derrotas, 49,3% de aproveitamento.

O problema, na verdade, está do "outro lado" do campo. Isso porque o Grêmio se tornou uma pedra no sapato do Santos no Campeonato Brasileiro. A equipe santista não vence os gaúchos há dez jogos na competição. A última vitória ocorreu no dia 8 de setembro de 2012, quando os santistas venceram por 4 a 2 na Vila Belmiro. Nos últimos 13 jogos, aliás, essa foi a única vitória.

O Santos terá uma compensação para acabar com o jejum. Isso porque o Grêmio já respira a final da Copa Libertadores, contra o Lanús-ARG, e já informou que sequer Renato Gaúcho vai a Santos na próxima rodada do Brasileirão. O time será totalmente reserva contra os santistas.

O Grêmio jogará com reservas diante do Santos para evitar riscos e fugir de um desgaste. Sem a partida e o deslocamento até a Vila Belmiro, o Tricolor terá mais dois dias de treino para a final da Libertadores.

Sem Lucas Lima, Elano pode até improvisar

O técnico Elano pode escalar Vecchio ou Serginho, atletas da posição, para o lugar de Lucas Lima. Fora isso, o treinador terá que improvisar. Neste caso, Matheus Jesus poderia ficar com a vaga e, com isso, Renato será deslocado para atuar mais adiantado, centralizado no meio-campo. Outra opção seria escalar Jean Mota na função e deslocar Victor Ferraz na lateral-esquerda, com a entrada de Daniel Guedes na lateral-direita.

Outro desfalque certo é o zagueiro David Braz, que sofreu entorse no joelho na derrota para o Bahia na última quinta-feira, em Salvador, e foi vetado pelo departamento médico. Neste caso, Elano não faz segredo. O treinador colocará Luiz Felipe ao lado de Lucas Veríssimo na zaga.

Confira os últimos 13 jogos do Santos contra o Grêmio

30/7/2017 - Grêmio 1 x 1 Santos - Arena Grêmio
16/10/2016 - Santos 1 x 1 Grêmio - Vila Belmiro
29/6/2016 - Grêmio 3 x 2 Santos - Arena Grêmio
15/10/2015 - Grêmio 1 x 0 Santos - Arena Grêmio
5/7/2015 - Santos 1 x 3 Grêmio - Vila Belmiro
17/9/2014 - Grêmio 0 x 0 Santos - Arena Grêmio
3/5/2014 - Santos 0 x 0 Grêmio - Vila Belmiro
18/9/2013 - Grêmio 1 x 1 Santos - Arena Grêmio
1/6/2013 - Santos 1 x 1 Grêmio - Vila Belmiro
30/9/2012 - Grêmio 1 x 1 Santos - Olímpico
8/7/2012 - Santos 4 x 2 Grêmio - Vila Belmiro (a última vitória)
16/10/2011 - Santos 0 x 1 Grêmio - Vila Belmiro
5/10/2011 - Grêmio 1 x 0 Santos - Olímpico
13/11/2010 - Santos 0 x 0 Grêmio - Vila Belmiro

FICHA TÉCNICA
SANTOS X GRÊMIO

Data: 19 de novembro de 2017, domingo
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez - PE
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite - PE e Marcelino Castro de Nazare - PE

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio (Matheus Jesus); Bruno Henrique, Arthur Gomes e Ricardo Oliveira.
Técnico: Elano Blumer

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Rafael Thyere e Leonardo Gomes; Michel, Cristian, Kaio, Patrick (Jean Pyerre) e Everton; Jael.
Técnico: Alexandre Mendes

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos