Topo

As contas da degola: quem pode se salvar ou ser rebaixado neste domingo

Avaí é quem tem a situação mais complicada na luta contra o rebaixamento - EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Avaí é quem tem a situação mais complicada na luta contra o rebaixamento Imagem: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/11/2017 04h00

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro terá oito partidas neste domingo (26), e quatro delas estão diretamente ligadas à briga contra o rebaixamento. Coritiba, Sport, Vitória, Ponte Preta e Avaí são as equipes que ainda lutam para sobreviver, mas só duas delas conseguirão. As outras três vão se juntar ao Atlético-GO na Série B do ano que vem.

O time em melhor situação é o Coritiba. Na 15ª colocação, com 43 pontos, o time paranaense só precisa de uma vitória simples contra o São Paulo, em casa, para se livrar matematicamente do risco de queda. Já se empatar ou perder, terá que definir sua situação na última rodada, contra a Chapecoense, fora de casa, mas ainda em situação relativamente confortável.

Em seguida na tabela aparece o Sport, 16º colocado com 42 pontos. O time pernambucano já jogou na rodada – venceu o Fluminense por 2 a 1 no sábado (25) – e torce por um empate entre Ponte Preta e Vitória para se manter fora da zona do rebaixamento.

O confronto direto entre Ponte e Vitória, aliás, pode selar o destino do time paulista. A Ponte Preta tem 39 pontos e está na 18ª posição. Se perder em casa para a equipe baiana, estará matematicamente rebaixada. Por outro lado, se vencer, ultrapassa Vitória e Sport e chega à última rodada fora da degola.

O Vitória, em 17º com 40 pontos, não pode cair e nem se salvar na rodada. Mas se vencer a Ponte em Campinas, fica em posição bem mais cômoda para se livrar na última partida, quando recebe o Flamengo no Barradão.

Por fim, o Avaí está em situação desesperadora. Em 19º, com 39 pontos, o time possui o agravante de ter apenas nove vitórias – duas a menos que o Sport. Isso significa que mesmo que vença o Atlético-PR em casa e iguale a pontuação do time pernambucano, o clube catarinense não deixará a zona de rebaixamento na rodada. Para piorar, será rebaixado se perder, ou se empatar e o Vitória vencer a Ponte.

Confira o resumo da briga contra a degola na 37ª rodada:

Pode se salvar:
Coritiba, se vencer o São Paulo em casa.

Podem cair:
Ponte Preta, se perder do Vitória em casa;
Avaí, se perder do Atlético-PR em casa, ou se empatar e o Vitória vencer a Ponte Preta.