Topo

Coritiba encara São Paulo, "adversário ideal" para selar fuga do Série B

No primeiro turno, Carleto marcou e o Coxa derrotou o SP no Morumbi  - Ale Cabral/AGIF
No primeiro turno, Carleto marcou e o Coxa derrotou o SP no Morumbi Imagem: Ale Cabral/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

26/11/2017 04h00

Com mobilização de final e promessa de prêmio extra se a equipe ainda se qualificar para a Copa Sul-Americana, o Coritiba recebe o São Paulo precisando vencer para enterrar de vez qualquer chance de rebaixamento. Para o Coxa, o Tricolor paulista é o “adversário ideal”: livre da queda, com desfalques para o jogo e um histórico que já foi positivo para a equipe coxa-branca.

Em 2013, num cenário muito parecido, o Coxa encarou o São Paulo na última rodada do Brasileirão precisando vencer. Já desinteressado na competição, o Tricolor levou a campo um time misto, como o que entrará em campo no Couto Pereira – não terá Hernanes, Petros e Lucas Pratto. Só a vitória interessava ao Coxa, que conquistou um triunfo em Itu por 1 a 0 e escapou.

Para repetir o resultado de 4 anos atrás, o técnico Marcelo Oliveira fez mistério durante a semana. Ele evitou ‘comemorar’ os desfalques que o São Paulo terá no jogo: “Não tem comemoração, de repente é um engano pensar assim. O São Paulo com toda sua tradição, com toda sua organização, tem jogadores capazes de entrar e cumprirem bem seu papel. Vai depender muito do que o Coritiba vai fazer e é com isso que a gente está mais preocupado”.

O clima de decisão e a necessidade de vitória também são elementos da partida. A vantagem do Coxa é que o time só depende de si, sem precisar olhar qualquer outro resultado. “A pressão faz parte do nosso cotidiano, o ano todo, já estamos calejados pra isso. Mas não restam dúvidas que é uma situação um pouco diferente, depende só de nós e isso é importante. Esse é o jogo do ano”, comentou Oliveira.

A expectativa é de casa cheia. Torcedores que forem ao Couto Pereira com a camisa do Coritiba pagarão R$ 25. Há uma disputa com a torcida do Paraná Clube, que atuou no sábado no Couto pela Série B, para saber quem levará mais público aos seus jogos. O Coxa vendeu cerca de 12 mil entradas antecipadamente até sexta-feira. “Com certeza isso vai nos ajudar muito a buscar uma vitória contra o São Paulo”, disse o treinador.

CORITIBA X SÃO PAULO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 26/11/2017, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-FIFA)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS-CBF) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS-CBF)

Coritiba
Wilson; Dodô, Cléber Reis, Werley e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Tiago Real e Yan Sasse (Alex Baumjohann); Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira

São Paulo
Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Araruna e Shaylon; Cueva, Marcos Guilherme e Brenner.
Técnico: Dorival Jr.