Renegados buscam a redenção na partida entre Flamengo e Santos

Samir Carvalho e Vinícius Castro

Do UOL, em Santos e no Rio de Janeiro

  • Bruna Prado/AP

    Muralha tem a chance de tentar recuperar a sua imagem contra o Santos

    Muralha tem a chance de tentar recuperar a sua imagem contra o Santos

Flamengo e Santos apostam as fichas em jogadores renegados que buscam recuperar a sua imagem nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Contestado durante boa parte da temporada, o goleiro Muralha ganha uma chance no lugar de Diego Alves, que passou por cirurgia após fratura na clavícula sofrida no jogo diante do Junior Barranquila. Já no alvinegro paulista a zaga contará com o não menos questionado Noguera na partida deste domingo (26), às 19h, na lha do Urubu, no Rio de Janeiro.

Muralha já era alvo de críticas e perdeu espaço após a chegada de Diego Alves, que foi contratado em julho. Na Copa do Brasil, ele ainda teve a chance de mostrar serviço e escrever o seu nome, pois Diego Alves ainda não estava relacionado na competição e não poderia disputar a decisão contra o Cruzeiro. Na disputa por pênaltis, Muralha pulou sempre no canto direito e não conseguiu fazer nenhuma defesa. 

Agora, ele vai jogar contra o Santos e ganhar ritmo para disputar a semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Junior Barranquila. "O tratamento [do Diego Alves] é cirúrgico. O tempo de retorno esperado é de cerca de oito semanas após essa operação. Temos a expectativa de que no ano que vem ele esteja apto para retomar as atividades dele", afirmou o médico do clube, Márcio Tannure. 

Já pelo lado do Santos, o técnico Elano teve de modificar a dupla de zaga. David Braz, com lesão no joelho, e Lucas Veríssimo, suspenso, não jogam. Desta maneira, o treinador escolheu Luiz Felipe e Fábian Noguera. O argentino disputou apenas oito partidas neste ano e é bastante contestado na Vila Belmiro. Com ele em campo, foram três vitórias, dois empates e três derrotas. 

No meio de campo, no lugar de Lucas Lima, afastado pela diretoria, Elano vai escalar mais uma vez Emiliano Vecchio, responsável pela assistência para o gol de Copete, na vitória diante dos reservas do Grêmio por 1 a 0 na última rodada, na Vila Belmiro. 

"Jogam o Noguera e o Vecchio. O Noguera é um cara que é sensacional, que treina todos os dias, até mais que todos. Está tendo sua oportunidade. Cabe a ele aproveitar ou não. Além disso, Matheus Guedes (zagueiro do sub-20) está indo para o banco. Gustavo Henrique e Braz estão machucados. Temos três zagueiros à disposição. Vamos ao Rio de Janeiro muito preparados para que a gente possa fazer uma boa partida", disse Elano.

Histórico

O Santos possui um retrospecto ruim fora de casa. Foram apenas quatro vitórias, oito empates e seis derrotas, 37% de aproveitamento. No entanto, o resultado mais obtido jogando como visitante – o empate – é justamente o que a equipe santista precisa para terminar a competição no G-4 e conquistar a vaga direta para Libertadores.

O Flamengo, por sua vez, aposta tudo no excelente retrospecto na Ilha do Urubu para confirmar o quanto antes a vaga na pré-Libertadores de 2018. O objetivo, claro, é o de garantir um lugar na fase de grupos. Mas a partida contra o Santos pode assegurar ao menos o posto na principal competição do continente.

Para isso, uma vitória é fundamental. Somado com outros resultados da rodada, o Flamengo desfrutará de razoável tranquilidade antes do importante jogo contra o Junior Barranquilla, quinta-feira (30), na Colômbia. O duelo vale uma vaga na final da Copa Sul-Americana, que dá ao campeão a vaga direta nos grupos da Libertadores.

Na Ilha do Urubu, o Flamengo tem 80,39% de aproveitamento. Reformado para servir de alternativa ao Maracanã e seus elevados custos, o estádio é sinônimo de bons resultados para o Rubro-negro. Foram 17 partidas até o momento - 13 vitórias, dois empates e duas derrotas.

A despedida da Ilha do Urubu na temporada tem tudo para ser como o torcedor se acostumou na maioria dos jogos no ano: um bom resultado e motivos para comemorar.

Em caso de triunfo do Flamengo, a torcida será para que Botafogo, Atlético-MG e Vasco não conquistem resultados positivos. Desta forma, a missão do Rubro-negro será ainda mais facilitada. O fato é que uma nova vitória na Ilha praticamente resolverá os problemas do clube carioca no que diz respeito ao primeiro estágio da Libertadores.

Ficha Técnica

Flamengo x Santos

Data e horário: 26/11/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Carlos Berkenbrock (SC)

Flamengo: Alex Muralha; Pará (Rodinei), Rhodolfo, Rafael Vaz e Trauco (Renê); Cuéllar (Márcio Araújo), Willian Arão e Diego; Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Felipe Vizeu.
Técnico: Reinaldo Rueda.

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Fábian Noguera, Luiz Felipe, Jean Mota; Alison, Renato, Vecchio; Copete, Ricardo Oliveira e Bruno Henrique.
Técnico: Elano.

Tradutor: Renegados buscam a redenção na partida entre Flamengo e Santos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos