Topo

Sem Pratto e Hernanes, São Paulo aposta em jovens de Cotia

Brenner deve ser o escolhido para a vaga de Lucas Pratto, no ataque do São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Brenner deve ser o escolhido para a vaga de Lucas Pratto, no ataque do São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

26/11/2017 04h00

Dorival Júnior tem bons motivos para fazer testes nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Após o empate por 0 a 0 com o Botafogo no último fim de semana, o São Paulo não corre mais risco de rebaixamento para a Série B. Por outro lado, o técnico não poderá contar com alguns dos seus principais jogadores: os lesionados Lucas Pratto e Hernanes e o suspenso Petros não terão condições de enfrentar o Coritiba neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Couto Pereira. Por isso, o treinador vai apostar em jovens promovidos das categorias de base.

No meio de campo, os escolhidos devem ser Araruna e Shaylon. Já no ataque, Brenner é o mais cotado para ficar com a vaga do argentino. Aliás, o garoto de 17 anos é considerado uma das principais esperanças do clube. Titular da seleção brasileira no Mundial da categoria neste ano, ele também tem se destacado nos treinamentos do São Paulo. Nesta semana, por exemplo, fez um belo gol, com direito até a chapéu em Sidão.

Mesmo sem disputar todo o Campeonato Paulista Sub-17, por conta das partidas do profissional e da seleção, ele conseguiu também fechar o ano como o artilheiro da competição, com 28 gols, ao lado de John Kleber, da Ponte Preta. A marca do atacante tricolor chama a atenção por ter sido obtida em apenas 11 partidas - média de 2,5 tento por confronto.

Além dos jogadores que vão ter uma chance no time titular, Dorival também convocou quatro atletas da base para integrar a lista de relacionados. Bissoli, Igor Gomes, Gabriel e Liziero podem ser as novidades no jogo deste domingo. Vice-artilheiro do Campeonato Paulista Sub-17 de 2015, com 22 gols marcados, Bissoli é opção para o ataque.

Os meias Igor Gomes e Gabriel já podem ganhar uma chance no meio de campo. Para a vaga do lesionado Hernanes, o favorito é Shaylon, mas os garotos devem ficar no banco e surgem como alternativa para o decorrer da partida. Já o volante Liziero, que provavelmente será o reserva de Araruna - o substituto de Petros.

Mas não são apenas os quatro jogadores recém-promovidos ou os três prováveis titulares que começaram a carreira na base do clube. No total, dos 23 jogadores relacionados pelo técnico Dorival Júnior, 12 foram formados ou tiveram passagem pelas categorias de base: Araruna, Bissoli, Brenner, Éder Militão, Gabriel, Igor Gomes, Liziero, Junior Tavares, Paulo Boia, Rodrigo Caio, Shaylon e Thomaz.

Ficha técnica

Coritiba x São Paulo

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Horário: 17h (Horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

Coritiba: Wilson; Dodô, Cléber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Tiago Real e Yan Sasse; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira.

São Paulo: Sidão; Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Araruna e Shaylon; Cueva, Marcos Guilherme e Brenner. Técnico: Dorival Júnior.