Título do Grêmio coloca Bota na zona da Libertadores e SP volta a sonhar

Do UOL, em São Paulo

  • EC Bahia/Divulgação

Não foi apenas a torcida do Grêmio que comemorou o título da Libertadores nesta quarta-feira (29). Com a conquista da equipe gaúcha, mais uma vaga para a competição sul-americana de 2018 foi aberta no Campeonato Brasileiro.

Terceiro colocado na competição nacional, o Grêmio abre a possibilidade de mais um clube brasileiro jogar a Libertadores pela regra de que o campeão da edição anterior tem vaga garantida na competição sul-americana do ano seguinte.

Com o resultado, Bahia e São Paulo, 11º e 12º colocados do Brasileirão respectivamente, com 49 pontos, voltam a ter chances de jogar a Libertadores porque oito dos melhores colocados no torneio nacional entram na zona classificatória. Além do Grêmio, o Cruzeiro, 5º colocado, também já está confirmado na Libertadores por ter sido vencedor da Copa do Brasil. Quem entrou na faixa que dá uma vaga na Libertadores foi o Botafogo.

São Paulo e Bahia, que se enfrentam na última rodada do Brasileirão neste domingo, no Estádio do Morumbi, podem alcançar o Botafogo, que está na 8ª posição, com 52 pontos. Como as três equipes teriam 14 vitórias no torneio em caso de empate de pontos, o saldo de gols seria o critério de desempate. Enquanto o Botafogo tem 3 positivos, o Bahia possui um saldo de 2 e o São Paulo de -1.

No entanto, além de uma vitória e de uma eventual derrota do Botafogo para o Cruzeiro, São Paulo e Bahia precisam que Chapecoense e Atlético-MG, 9º e 10º colocados com 51 pontos, percam seus jogos para Coritiba e Grêmio, respectivamente.

Os times podem até sonhar com uma vaga para o nono colocado do Brasileiro. Para isso, o Flamengo precisa ser campeão da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, os cariocas pegam o Junior Barranquilla, na semifinal da competição.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos