Veja o que está em jogo na última rodada do Brasileiro neste domingo

Do UOL, em São Paulo

A maratona de jogos do Campeonato Brasileiro chega ao fim neste domingo, com a realização da 38ª rodada, com dez partidas no mesmo horário, às 17h (de Brasília). A disputa já tem o campeão e dois times matematicamente rebaixados, mas o último dia da Série A 2017 ainda tem muita coisa em jogo.

Vagas na Libertadores

Esta é uma disputa de muitas variáveis. Grêmio (campeão da Libertadores) e Cruzeiro (vencedor da Copa do Brasil) já estão classificados para a Libertadores 2018. Campeão brasileiro de forma antecipada, o Corinthians também está assegurado matematicamente na fase de grupos da edição do próximo ano, assim como Palmeiras e Santos.

Pedro Vilela/Getty Images
Vasco depende de uma vitória em casa sobre a Ponte para ir à Libertadores

Portanto restam três vagas na Libertadores a serem disputadas na última rodada: uma para a fase de grupos e mais duas para os playoffs eliminatórios, que vêm antes no calendário.

A rodada deste domingo começa com o Flamengo (6º lugar, 53 pontos) na última posição de classificação para a fase de grupos da Libertadores. Os cariocas dependem apenas de suas forças para assegurar a vaga, jogando fora de casa contra o Vitória. Mas, mesmo se falharem na missão de ficar no G-8, os rubro-negros ainda podem se classificar com um eventual título da Sul-Americana – o time disputará a final neste mês contra o Independiente.

As outras duas vagas restantes estão momentaneamente também com cariocas: Vasco (7º lugar, 53 pontos) e Botafogo (8º lugar, 52 pontos). Os dois times jogam em casa na última rodada e precisam de vitórias simples. Os vascaínos encaram a já rebaixada Ponte Preta, enquanto que os botafoguenses pegam o já classificado Cruzeiro.

Torcendo para que um eventual título do Flamengo na Sul-Americana amplie o G-8 para G-9 (com nove times brasileiros na Libertadores), mais quatro times chegam à rodada final com chances. São eles: Chapecoense, Atlético-MG, Bahia e São Paulo.

São Paulo (12º lugar, 49 pontos) e Bahia (12º lugar, 49 pontos) se enfrentam no Morumbi. A Chapecoense (9º lugar, 51 pontos) joga em casa contra o Coritiba, enquanto que o Atlético-MG (10º lugar, 51 pontos) recebe os reservas do Grêmio em Belo Horizonte.

Vagas na Sul-Americana

Thiago Ribeiro/AGIF
Vaga na Copa Sul-Americana é o que resta ao Fluminense na última rodada

São seis vagas reservadas aos brasileiros, mas a composição deste grupo depende bastante de um eventual título do Flamengo contra o Independiente. O Brasileirão acaba no domingo, mas esta situação em particular vai além, até o desfecho da Sul-Americana 2017.

Até dois clubes que lutam contra o rebaixamento têm chances de terminar classificados para a Sul-Americana (Vitória e Coritiba).

Além deles, figuram no páreo Flamengo, Vasco, Botafogo, Chapecoense, Atlético-MG, Bahia, São Paulo, Atlético-PR e Fluminense. 

Luta contra o rebaixamento

Atlético-GO (35 pontos) e Ponte Preta (39) entram na última rodada já rebaixados, matematicamente. Restam duas vagas para a Série B do próximo ano, com quatro times envolvidos na disputa para escapar da queda: Avaí, Sport, Vitória e Coritiba. 

Williams Aguiar/Divulgação
Sport precisa vencer o Corinthians em casa e ainda seca os adversários diretos

O Avaí (42 pontos) visita o Santos na Vila Belmiro e precisa vencer para escapar do rebaixamento. Além disso, os catarinenses precisam de tropeços de pelo menos dois de seus três concorrentes.

Assim como o Avaí, o Sport (42 pontos) também começa a rodada dentro da zona de rebaixamento. Mas o time pernambucano joga em casa contra o Corinthians e conta com um relaxamento dos campeões para vencer e escapar da degola – também secando à distância os rivais.

Por sua vez, Vitória e Coritiba (43 pontos) dependem apenas de suas próprias forças para permanecerem na Série A. os baianos encaram o Flamengo em Salvador, enquanto que os paranaenses visitam a Chapecoense em Santa Catarina. O fator complicador é que os dois adversários em questão precisam de pontos para buscar a vaga na Libertadores. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos