Topo

Rivais na Libertadores e 8 jogos em BH. Atlético-MG busca arrancada no BR

Atlético-MG vai jogar no Independência oito vezes nas primeiras 12 rodadas do Brasileiro - Pedro Souza/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG vai jogar no Independência oito vezes nas primeiras 12 rodadas do Brasileiro Imagem: Pedro Souza/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2018 12h07

A edição 2018 do Campeonato Brasileiro vai ser diferente dos anos anteriores. A competição vai ficar parada pouco mais de um mês, durante a disputa da Copa do Mundo da Rússia. A disputa que se inicia neste sábado será interrompida após a 12ª rodada. Neste primeiro recorte do Brasileirão, o Atlético-MG tem uma tabela bastante favorável para uma arrancada.

O clube mineiro é o único dos 20 participantes que vai jogar oito vezes na sua cidade nos primeiros 12 jogos. São sete rodadas como mandante, incluindo o clássico com o Cruzeiro, além do confronto local com o América-MG, com mando de campo da equipe alviverde. No Campeonato Mineiro, por exemplo, o Galo enfrentou o Coelho duas vezes como visitante e saiu vitorioso nas duas oportunidades.

A tabela favorável ao Atlético apresenta outro aspecto interessante. Dos 12 adversários antes da Copa do Mundo, quatro estão envolvidos na Libertadores. E todos eles jogam pela competição nacional antes ou depois do confronto com o time atleticano. Pela ordem, Vasco, Corinthians e Cruzeiro vão jogar com o Galo nas vésperas de duelas pelo principal torneio da América do Sul. Já o Flamengo visita o River Plate, na Argentina, em 23 de maio e três dias depois, um sábado à noite, enfrentará o Atlético em Belo Horizonte.

Por outro lado, o Galo tem jogos pela Copa Sul-Americana e Copa do Brasil no mesmo período.

Tirar proveito dessa tabela é a meta alvinegra. Nas últimas seis edições do Brasileirão, o Galo terminou entre os cinco primeiros colocados em quatro oportunidades. Embora não tenha conquistado a competição, o clube aprendeu a jogar o formato de pontos corridos. Presente em cinco dessas últimas seis campanhas, o meia Luan sabe muito bem a importância de conseguir uma boa arrancada no Brasileirão.

“O segredo é fazer um primeiro turno e manter sempre entre os quatro primeiros colocados, para ter a chance de uma arrancada no segundo turno. Nos últimos Brasileiros nós tomamos muitos gols e quando a equipe não tomas gols, lá na frente a gente faz. É ter um pouco de tranquilidade, ficar sem sofrer gols, especialmente no primeiro tempo, para resolver o jogo no segundo. A equipe tem tudo para crescer e o Brasileirão é o sonho do torcedor. É trabalhar bastante, para quem sabe, lá na frente, a gente conquistar o Brasileiro”, comentou Luan, que em 2015 fez parte do time vice-campeão nacional.

No entanto, para fazer valer a boa tabela, é preciso jogar bem. O primeiro desafio é longe de casa, contra o Vasco.

“Já é outra pedreira pela frente, pegar o Vasco fora de casa. O Brasileirão é sempre muito difícil, sempre um campeonato nivelado. É ver o que erramos na partida contra o San Lorenzo, pois a cada partida precisamos melhor, para conseguir um resultado positivo”, completou Luan.

Veja os jogos do Atlético até a Copa do Mundo:

15/04 – Vasco x Atlético – São Januário, no Rio de Janeiro
22/04 – Atlético x Vitória – Independência, em Belo Horizonte
29/04 – Atlético x Corinthians – Independência, em Belo Horizonte
05/05 – São Paulo x Atlético – Morumbi, em São Paulo
13/05 – Atlético-PR x Atlético – Arena da Baixada, em Curitiba
19/05 – Atlético x Cruzeiro – Independência, em Belo Horizonte
26/05 – Atlético x Flamengo – Independência, em Belo Horizonte
30/05 – Sport x Atlético – Ilha do Retiro, em Recife
02/06 – Atlético x Chapecoense – Independência, em Belo Horizonte
07/06 – América-MG x Atlético – Independência, em Belo Horizonte
10/06 – Atlético x Fluminense – Independência, em Belo Horizonte
13/06 – Atlético x Ceará – Independência, em Belo Horizonte