Topo

Presente de aniversário, Sasha é aposta pra Santos quebrar jejum de 12 anos

Eduardo Sasha foi contratado em definitivo e deve assinar contrato de quatro anos - false
Eduardo Sasha foi contratado em definitivo e deve assinar contrato de quatro anos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/04/2018 04h00

O Santos inicia neste sábado a disputa do Campeonato Brasileiro com um cenário favorável para por fim a um jejum de 12 anos sem vencer em estreias na competição. Diante do Ceará, às 21h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, o clube completa 106 anos e aposta todas as suas fichas em seu “presente de aniversário" para a torcida.

O presente dos santistas atende por Eduardo Sasha, artilheiro da equipe na temporada, com seis gols. O camisa 27 acertou sua permanência em definitivo, por mais quatro temporadas, na semana de aniversário do clube paulista. Santos e Inter já acertaram a troca envolvendo Sasha e Zeca, mas aguardam detalhes para assinatura contratual de ambos os lados - entre eles, os exames médicos do lateral campeão olímpico com a seleção brasileira.

O Santos preferiu abrir mão de fazer dinheiro com o lateral esquerdo Zeca para não correr riscos de perder Sasha, emprestado pelo Internacional até dezembro. Por Zeca, o presidente José Carlos Peres esperava receber 7 milhões de euros (R$ 29,4 milhões).

Os jogadores foram envolvidos em uma troca que ligou 50% dos direitos econômicos de Sasha ao Santos, que também manteve 50% dos direitos do lateral, que tentava se desligar judicialmente do clube.

Sasha teve um início surpreendente no Santos. Pouco badalado no início, virou alvo de elogios públicos do técnico Jair Ventura e nunca escondeu o desejo de permanecer em definitivo na Vila Belmiro.

“Extremamente tático. Já tentei levar pro Botafogo diversas vezes. É um cara que me encanta muito pelo poder de decisão e pelo poder de marcação dele. Ele dá a vida. Saiu quase apagado outro dia, é um guerreiro. Joga para o grupo e ainda consegue ser decisivo. É um dos nossos artilheiros, um jogador fantástico e o Santos está muito bem com essa aquisição”, disse Jair.

Apesar da estatura, apenas 1,73 m, o jogador marcou quatro de seus seis gols em 2018 de cabeça e se tornou o principal artilheiro santista, superando até mesmo o atacante Gabriel Barbosa, principal contratação para a temporada.

Diante do Estudiantes-ARG, o jogador foi fundamental para a construção do gol que deu a vitória por 1 a 0 aos santistas e, consequentemente, largo passo para a classificação para a terceira fase da Copa Libertadores da América. Mas não foi só, Sasha foi peça fundamental para jogos considerados fundamentais como a primeira vitória em clássicos no ano, diante do São Paulo, e contra o Nacional-URU, também pela Libertadores.

A última vitória do Santos em estreias de brasileiros ocorreu em 2005, ainda com Robinho, na goleada por 4 a 1 contra o Paysandu, com portões fechados, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Desde então, foram 12 jogos: quatro derrotas e oito empates.

"Temos que quebrar o tabu de 12 anos sem ganhar na estreia. Ceará é rodado, interessante, interessante. Arthur, Felipe Azevedo... Vai ser um jogo difícil, mas Santos tem que mostrar força. Aniversário é mais um peso. Aproveito para convocar nossa torcida e conseguirmos uma grande vitória. Três pontos da primeira partida são tão importantes quando o último em dezembro. Temos que levar cada jogo como final para brigarmos pelo título", afirmou Jair Ventura.

Em partidas disputadas em aniversários, o Santos tem boas lembranças recentes. Em 2010, a equipe aplicou uma goleada de 8 a 1 no Guarani, liderada por Neymar, Robinho e Paulo Henrique Ganso. No ano seguinte, venceu por 2 a 1 o Cerro Porteño-PAR, em jogo que marcou a arrancada para o título da Libertadores.

Para o confronto, o técnico Jair Ventura contará com o retorno de Gabigol, que desfalcou o Santos no último jogo devido a suspensão. Além disso, após dez dias de trabalhos, não terá problemas para escalar jogadores que reclamavam de dores e desconfortos musculares como o atacante Rodrygo, o zagueiro David Braz e o meia Léo Cittadini.

O treinador faz mistério entre a escalação de Jean Mota ou Rodrygo no setor. Um deles será o principal armador de jogadas para o trio de ataque formado por Gabigol, Eduardo Sasha e Arthur Gomes.

Além disso, Jair Ventura faz outro mistério no meio-campo do Santos. Renato e Léo Cittadini brigam pela posição de segundo volante. “Jogam dois. Não perguntou do Arthur. Viu? Ajudei. De quatro, jogam dois”, disse Jair.

O Ceará, por sua vez, chega embalado pela recente conquista do bicampeonato cearense. No retorno a Série A, após ficar ausente por seis anos, a equipe conta, principalmente, com o atacante Arthur, de 19 anos, que já soma 16 gols na temporada e carrega a condição de artilheiro do país.

FICHA TÉCNICA
Santos x Ceará

Data
: 14 de abril de 2018, sábado
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (ambos de Santa Catarina)

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Renato (Léo Cittadini) e Arthur Gomes; Rodrygo (Jean Mota), Eduardo Sasha e Gabriel Barbosa

Ceará: Éverson; Pio, Valdo, Luís Otávio e Romário; Raul, Juninho e Ricardinho; Wesley, Arthur e Felipe Azevedo. Técnico: Marcelo Chamusca

Veja o tabu do Santos em estreias no Campeonato Brasileiro:

2006: Goiás 0 x 0 Santos / terminou em 4º
2007: Sport 4 x 1 Santos / terminou em 2º
2008: Flamengo 3 x 1 Santos / terminou em 15º
2009: Grêmio 1 x 1 Santos / terminou em 12º
2010: Botafogo 3 x 3 Santos / terminou em 8º
2011: Santos 1 x 1 Internacional / terminou em 10º
2012: Bahia 0 x 0 Santos / terminou em 8º
2013: Santos 0 x 0 Flamengo / terminou em 7º
2014: Santos 1 x 1 Sport / terminou em 9º
2015: Avaí 1 x 1 Santos / terminou em 7º
2016: Atlético-MG 1 x 0 Santos / terminou em 2º
2017: Fluminense 3 x 2 Santos / terminou em 3º