Goleada na Chapecoense marcou melhor estreia da história do Atlético-PR

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

    Fernando Diniz comandou o Atlético na melhor estreia do time em todos os tempos no Brasileirão

    Fernando Diniz comandou o Atlético na melhor estreia do time em todos os tempos no Brasileirão

A goleada por 5 a 1 imposta pelo Atlético Paranaense à Chapecoense na primeira rodada do Brasileirão 2018 marcou a melhor estreia do clube na competição desde a primeira participação atleticana no campeonato, em 1973, considerando apenas o período com o nome "Campeonato Brasileiro", em 1971. Veja os gols.

Antes, as estreias mais positivas do clube no campeonato tiveram placares de no máximo três gols. Em 1991, o Furacão fez 3 a 0 no Flamengo, placar que repetiu sobre o Inter em 2015. Já em 2007 o time fez 6 a 3 no Figueirense. Curiosamente, em nenhum destes anos a equipe fez uma grande campanha. Foi o 17º em 1991, o 12º em 2007 e o 10º em 2015.

Já nas três melhores campanhas da história do clube as estreias nem sempre foram positivas. Campeão em 2001, o time começou fazendo 2 a 0 no Grêmio, a melhor entre as melhores campanhas. No ano de 2004, quando foi vice-campeão, iniciou perdendo para o São Paulo por 1 a 0. E em 2013, quando acabou em terceiro, começou com derrota por 2 a 1 para o Fluminense.

A goleada sobre a Chape foi também a quarta vitória consecutiva, incluindo a decisão do Paranaense contra o Coritiba, quando usou uma equipe alternativa e venceu por 2 a 0, ficando com o título estadual. Depois, já com o time principal, fez 2 a 1 no São Paulo pela Copa do Brasil e 3 a 0 no Newell's Old Boys, da Argentina, pela Copa Sul-Americana, antes do jogo contra a Chapecoense.

Contando apenas os jogos com Fernando Diniz, são 7 partidas, com 4 vitórias e 3 empates, com 16 gols marcados e 7 sofridos. "Os ajustes são permanentes. Não é motivo para acomodação, vencer. Qualquer time do Mundo tem muita coisa para e evoluir e o nosso também tem", comentou o treinador após a partida de estreia no campeonato nacional.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos