Topo

Meia Ederson é relacionado pela 1ª vez no Flamengo após cura de câncer

Ederson está relacionado para o jogo que marca a despedida de Júlio César - Gilvan de Souza/Flamengo
Ederson está relacionado para o jogo que marca a despedida de Júlio César Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/04/2018 19h05

A grande novidade do Flamengo para a despedida do goleiro Júlio César é a presença do meia Ederson entre os relacionados. Curado de um câncer no testículo, ele treinava desde o final de fevereiro e recebeu a oportunidade esperada através do técnico interino Maurício Barbieri. O Rubro-negro enfrenta o América-MG, sábado (20), às 19h (de Brasília), no Maracanã - mais de 40 mil ingressos já foram vendidos.

Com a lesão de Diego, o comandante optou por levar Ederson para o jogo. A princípio, o jogador fica no banco de reservas, mas pode ser utilizado durante a partida. O ataque deve contar com Geuvânio, Vinicius Júnior e Henrique Dourado. Expulso na primeira rodada em lance polêmico, Everton Ribeiro possivelmente dará lugar ao volante Willian Arão.

Ederson relacionado Flamengo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

A luta de Ederson contra o câncer começou no ano passado, quando descobriu a doença através de um exame antidoping. O departamento médico do Flamengo investigou até chegar ao diagnóstico. A primeira cirurgia foi realizada em 28 de julho, quando o meia teve o testículo retirado e implantou-se uma prótese.

A partir daí, sessões de quimioterapia até o último procedimento cirúrgico, feito no início de dezembro para a retirada de massa residual da região. Depois de um tratamento agressivo e da descoberta de que a doença começou no abdômen, o jogador celebrou a liberação dos médicos.

Agora, Ederson terá a chance de voltar mais uma vez. Com a camisa rubro-negra, ele realizou 38 partidas oficiais e fez quatro gols. O meia está desde julho de 2015 na Gávea, mas sempre sofreu com problemas físicos.

Antes da descoberta do câncer, o camisa 10 chegou a ficar 311 dias afastado dos gramados. Os pouco mais de dez meses em recuperação começaram com uma tesoura aplicada pelo lateral corintiano Fagner. Na sequência, ele teve outras lesões e passou por uma cirurgia no joelho em setembro de 2016. O contrato com o Flamengo termina no fim de junho.