Topo

Bahia vence o Santos em Salvador com gol no último minuto

Do UOL, em São Paulo

21/04/2018 17h56

Com gol no último lance do jogo, o Bahia venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Júnior Brumado foi o autor do tento da vitória aos 48 minutos do segundo tempo em confronto válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol no fim coroou a insistência do Bahia ao longo dos 90 minutos. Na estreia em casa na competição, o Tricolor tomou a iniciativa desde o primeiro minuto e chegou ao tento decisivo justamente no último lance da partida.

Com o resultado, o Bahia se recuperou da derrota para o Inter na estreia e somou os três primeiros pontos da disputa. O Santos, que havia vencido diante do Ceará, estacionou nos mesmos três pontos.

O Santos volta a entrar em campo pelo Brasileirão somente no dia 6 de maio, quando visita o Grêmio em Porto Alegre. Antes disso, o Alvinegro tem dois compromissos pela Libertadores - contra o Estudiantes-ARG, na terça-feira (24), e Nacional-URU, no dia 1º de maio. Já o Bahia recebe o Atlético-PR na próxima rodada.

Reforço: Bruno Henrique volta ao Santos

Recuperado de grave lesão no olho, Bruno Henrique voltou a ser opção no Santos após 94 dias. O atacante não era relacionado desde a estreia da temporada, contra o Linense, no dia 17 de janeiro, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, ele levou uma bolada no rosto que ocasionou uma série lesões no olho. A "reestreia" de Bruno Henrique aconteceu aos 28 minutos do segundo tempo, quando Jair colocou o atacante no lugar de Rodrygo.

Blitz baiana

Jogando em casa, o Bahia começou o jogo em ritmo acelerado. O Tricolor aplicou uma blitz no adversário durante a primeira etapa e por muito pouco não abriu o placar logo no início. Em menos de dez minutos, já haviam sido cinco finalizações do time baiano – e nenhuma do Santos. A melhor delas aconteceu aos oito minutos, quando Edigar Junio aproveitou rebote de Vanderlei e carimbou a trave. Antes disso, a arbitragem já havia anulado um gol de Marco Antônio, que cometeu falta em Alisson na disputa do lance.

Santos acorda e leva perigo

Foi só aos 22 minutos da etapa inicial que o Santos escapou da pressão do adversário e conseguiu a primeira finalização, com bastante perigo. Rodrygo partiu em velocidade pela esquerda, tabelou com Gabigol e bateu cruzado. A bola passou perto da meta de Douglas.

Clima quente

Apesar da falta de gols, não faltou disposição para as duas equipes ao longo do jogo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, a vontade das duas equipes quase passou do ponto: Douglas se chocou com Alisson em disputa de bola pelo alto e, na sequência, os dois acabaram se estranhando. 

Bahia insiste, mas Vanderlei salva 

O Bahia manteve o ímpeto no segundo tempo e foi graças a Vanderlei que o Santos quase garantiu o empate. O goleiro teve participação decisiva ao fazer defesas importantes ao longo da etapa final.
A primeira boa defesa aconteceu logo no primeiro minuto após a volta do intervalo, quando Vanderlei impediu gol de Zé Rafael. Aos 27 minutos, mais uma tentativa do meio-campista do Bahia, que obrigou outra grande intervenção do goleiro santista.

No último lance, no entanto, o goleiro santista não conseguiu evitar que o Bahia balançasse as redes.

Gol no último lance

Aos 48 minutos do segundo tempo, Júnior Brumado garantiu a vitória do Bahia. Após escanteio da esquerda, o atacante aproveitou desvio de calcanhar de Elton e completou livre na pequena área. Foi o último lance do jogo, que sacramentou o triunfo do Tricolor.

Gabigol segue na seca

O atacante Gabriel segue com um incômodo jejum nesta temporada. Ao todo, já são quase dois meses e oito jogos sem marcar. A última vez que ele balançou as redes foi em 25 de fevereiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Santo André, pelo Campeonato Paulista.

Tabu na Fonte Nova

Desde 2003, o Santos não sabe o que é vencer o Bahia na Fonte Nova. Naquele ano, o Alvinegro conseguiu um memorável triunfo por 7 a 4 – com show da dupla Robinho e Diego, que marcaram dois gols cada. Neste período, porém, as equipes só haviam se enfrentado no estádio em duas ocasiões antes deste sábado (vitória por 3 a 1 do Bahia no ano passado, e empate sem gols em 2013).

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 X 0 SANTOS
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21 de abril de 2018
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barretos Rios e Ailton Farias da Silva (SE)

Gol: Júnior Brumado (BAH), aos 48 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Nino Paraíba, Douglas e Régis; Léo Cittadini, David Braz, Dodô

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinicius (Régis), Zé Rafael (Allione) e Marco Antônio (Júnior Brumado); Edigar Junio
Técnico: Guto Ferreira

SANTOS
Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Diego Pituca) e Jean Mota; Gabriel, Eduardo Sasha (Arthur Gomes) e Rodrygo (Bruno Henrique)
Técnico: Jair Ventura