Topo

"Presidente" do Grêmio, Geromel tem acordo sobre quem levanta taça no clube

Zagueiro recebeu apelido dos colegas pela "moral" dentro e fora do vestiário do Grêmio  - Lucas Uebel/Grêmio
Zagueiro recebeu apelido dos colegas pela 'moral' dentro e fora do vestiário do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/04/2018 04h00

Pedro Geromel tem diversos apelidos entre os torcedores do Grêmio, mas a alcunha que é proferida no vestiário resume o status em Porto Alegre. O zagueiro já se acostumou a responder quando alguém usa 'presidente' no início ou fim de uma frase com ele. Neste ano, além do título informal, o camisa 3 também concordou com um acerto sobre as taças.

A partir de 2018, o Grêmio vai erguer qualquer taça em conjunto. A cena que confirma a conquista será protagonizada por Geromel e Maicon, os dois expoentes do grupo atual.

Geromel foi o capitão do Tricolor na conquista da Libertadores. É dele a figura que ergue a terceira conquista da América do Sul. Maicon, dono da braçadeira desde 2015, estava lesionado. Ao voltar, os dois combinaram que irão executar juntos ou em revezamento uma possível celebração futura. Desde o combinado, o clube gaúcho já venceu a Recopa e o Gauchão. O plano é ganhar pelo menos mais uma vez em 2018.

Contratado em dezembro de 2014, Geromel virou ídolo a partir do ano seguinte. Desde então, se proliferaram apelidos como 'GeroDeus' e 'Geromito'. As alcunhas da torcida, contudo, ficam bem abaixo do significado de 'presidente'. Para o elenco, o zagueiro é tão importante que pode ser comparado ao dirigente máximo do clube. Essa deferência é usada em tom descontraído.

"Eu chamo ele assim por ter muita moral. Ele pode mandar em tudo", brincou Maicon.

É tema pacífico no vestiário que Pedro Geromel ganha a disputa por fotos e autógrafos. Nem Arthur ou Luan conseguem superar o zagueiro. Se publicamente o jogador fala frases curtas e de modo acelerado, internamente é um dos que puxa o discurso e lidera a preparação mental que já virou rotina minutos antes dos jogos. É a etapa onde as referências passam orientações coletivas em voz alta durante aquecimento ou fase final de preparação para a partida.

O Grêmio de Geromel volta a campo neste domingo, contra o Atlético-PR, pelo Brasileirão. Preservado no jogo de estreia, diante do Cruzeiro, o 'presidente' deve atuar normalmente.