Topo

Gabigol vive "seca" no Santos e se aproxima de 2 meses sem marcar

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

22/04/2018 04h00

Gabigol tem convivido com uma sequência incômoda no Santos. A derrota por 1 a 0 para o Bahia no último sábado (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, representou a oitava partida consecutiva do atacante sem balançar as redes. Ao todo, já são quase dois meses sem gol - a última vez foi no dia 25 de fevereiro, diante do Santo André, pelo Campeonato Paulista.

Principal nome do ataque santista na temporada, Gabriel tem números bem modestos nos últimos jogos. Diante do Bahia, por exemplo, ele arriscou apenas um chute a gol, mas não acertou a meta. Se considerar a vitória diante do Ceará, na estreia do Brasileirão, o número de finalizações sobe para sete, sendo apenas uma delas certa.

O atual momento contrasta com o desempenho arrasador de Gabigol no retorno ao Santos, quando marcou por quatro jogos consecutivos. Desde então, no entanto, o jogador passou em branco em todos as partidas e tem gerado desconfiança por parte dos torcedores.

Nos quase dois meses de "seca", Gabigol viu outros quatro atacantes do Santos balançarem as redes: Rodrygo (três vezes), Eduardo Sasha (duas vezes), Arthur Gomes (duas vezes) e Diogo (uma vez). Com Bruno Henrique novamente à disposição - ele retornou após 94 dias sem atuar por conta de lesão no olho - a pressão em cima do camisa 10 deve aumentar nos próximos jogos.

A última vez que Gabriel ficou tanto tempo sem marcar foi quando ainda atuava na Europa. O jogador passou quase oito meses em branco - entre 19 de fevereiro e 14 de outubro de 2017 - no período no qual vestiu as camisas de Inter de Milão e Benfica. Pelo Santos, a última grande sequência sem gol havia sido em 2015, quando ficou 11 partidas de jejum.

A próxima chance de Gabigol para evitar que a sequência negativa amplie será na próxima terça-feira (24), diante do Estudiantes-ARG, na Vila Belmiro, pela Libertadores. O confronto vale a liderança do Grupo 6 na competição continental. O Alvinegro vem justamente de vitória sobre o time argentino na disputa e briga para se manter na liderança da chave.